quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Agnelo Queiroz está com 24 de vantagem


Candidato petista atinge 62% das intenções de voto enquanto a adversária, Weslian Roriz, está com 38%




Na mais nova pesquisa divulgada pelo instituto Soma Opinião & Mercado, Agnelo Queiroz (PT) está com 62% das intenções de voto contra 38% de Weslian Roriz (PSC). Os números referem-se aos votos válidos, descontados brancos, nulos e indecisos. Em votos totais, Agnelo tem a preferência de 55% dos eleitores, enquanto Weslian fica com 33%. Estão indecisos 7%, o que significa que aumentou esse índice em relação aos dois levantamentos passados da Soma, onde esse dado ficou nos 5%. Os eleitores que disseram que votarão em branco ou anularão seu voto somam 6%.






Agnelo manteve praticamente o índice. Nos dois últimos levantamentos da Soma ele teve 52% e 56%. Ou seja, depois de uma leve subida, sua variação se manteve na margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais. Weslian também manteve o índice, depois de uma ligeira queda inicial. Se no primeiro levantamento ela alcançou 36%, nos dois seguintes, ela ficou nos 33%. Isso mostra um grau razoável de cristalização da intenção de voto e de certeza do eleitorado sobre em quem vai votar.





Agnelo supera Weslian em todos os setores da sociedade medidos pelo Soma. Sua maior vantagem está entre os eleitores com nível universitário, alcançando 71% dos votos totais, contra 15% da ex-primeira-dama. Nessa faixa, 4% estão indecisos e 10% votarão em branco ou anularão o voto.

Na faixa com menor grau de escolaridade, ou seja, entre os eleitores que têm até o primeiro grau, Agnelo marca 46% contra 45% de Weslian. Ainda que o número seja próximo e possa ser considerado empate técnico, é a primeira vez que o petista ganha nesse setor da sociedade. A pesquisa do Soma foi realizada entre 941 eleitores de 18 a 20 de outubro no DF e está registrada no TRE-DF com o nº 37160/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral com o nº 36115/2010.








Nenhum comentário:

Postar um comentário