Uma semana depois da reunião com o deputado Cabo Patrício, na última terça-feira (17), o governador Rogério Rosso, anunciou ontem (24) o início do curso para os aprovados no concurso da Polícia Militar. Desde o semestre passado eles aguardavam a notícia. Segundo Rosso, o curso começa já em 6 de setembro para 600 dos aprovados. Até novembro, mais 750 também começam a formação. “Na reunião, deixei claro para o governador dois pontos importantes. O primeiro é de que há sim espaço para realização do curso. O outro é a necessidade de que fossem chamados todos os aprovados, e não apenas uma parte”, lembrou Patrício.
“A notícia de que a PM terá novos homens no seu quadro é muito importante para corporação e também para a sociedade, que vê a violência aumentar a cada dia”, completou Patrício. Entretanto, o deputado ressalta que falta também planejamento na gestão da Segurança Pública. “O problema não é só de falta de efetivo”, finaliza Patrício.
Veja reportagem publicada nesta quarta-feira (25), no jornal Correio Braziliense. Mais 1.350 PMs nas ruas
Governador tenta reagir e anuncia a convocação de policiais militares aprovados em concurso de 2008. Cerca de 600 começam a trabalhar no mês que vem. Seleções para os bombeiros e o Detran também são autorizadas
Naira Trindade A criminalidade que amedronta os moradores do Distrito Federal fez o governador Rogério Rosso anunciar a convocação de 1.350 policiais militares para ocupar as ruas na atuação preventivas contra a violência. Cerca de 600 devem começar o treinamento imediatamente e ingressar em 6 de setembro. O restante, segundo Rosso, passará pelo curso até novembro. E será empossado até o fim do ano. A ação antecipa a convocação, prevista para 2011.
Em uma reunião a portas fechadas, o governador recebeu os comandantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran) e secretários de Planejamento e de Governo. O encontro de quase três horas resultou em um pacote de medidas e implantações para a área de segurança pública do DF. “O que falta no Distrito Federal é planejamento”, justificou Rosso, que espera corrigir as falhas passadas nos próximos quatro meses de governo. “Desde 2001, não houve aumento de efetivo na Polícia Militar”, apontou o governador.
O número de policiais para fazer a segurança ostensiva da Asa Norte, da Vila Planalto, da Granja do Torto e do Setor Militar Urbano é de 360 profissionais. O quadro deveria ter pelo menos 600 PMs. Se o efetivo estivesse completo, casos como o do dono da padaria Sebastião Carneiro Sousa, 52 anos, poderiam ter um desfecho diferente. Sebastião é uma das vítimas dessa falta desse planejamento. Ele morreu no Hospital de Base do Distrito Federal no último domingo, depois de ser baleado no sábado ao tentar impedir o assalto a um comerciante na 710 Norte. Os três acusados pelo crime são menores de idade e estão na delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Os policiais militares que serão chamados fazem parte do último concurso da Polícia Militar, realizado em 2008. “Vamos trazer todos os policiais que passaram no concurso”, garantiu o governador. ‘Tínhamos uma dificuldade na formação desses profissionais. O local onde se realizavam os treinamentos era o Buritinga (Centro Administrativo de Taguatinga). Agora, devolvemos o espaço para que os policiais possam fazer os treinamentos”, explicou Rosso. A previsão é de que 600 sejam convocados até 6 de setembro. Outros 750, até novembro. A posse ocorre depois do curso.
No pacote de estratégias, o governador, ao lado do secretário de Segurança Pública, João Monteiro, anunciou também a instalação de câmeras de segurança para fazer a vigilância no Plano Piloto, em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. “As quatro regiões vão passar a ser controladas por centrais de monitoramento. Isso deve auxiliar na redução das ocorrências policiais”, contou Monteiro. O projeto de implantação dos big brothers é do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e conta com verba federal.
As medidas preveem mudanças também para os bombeiros. Rosso autorizou a abertura para concurso de 370 oficiais. “O edital deve ser lançado por agora, mas, devido à lei eleitoral, os bombeiros serão convocados no início do ano que vem”, esclareceu o governador. O número estimado para o concurso ainda não é suficiente para suprir a defasagem de profissionais no quadro da corporação. Conforme o Correio divulgou com exclusividade em 2 de agosto, a carência é de 46%. “A reformulação do quadro vai ocorrer ao longo dos próximos anos”, amenizou o coronel Antônio Porto.
Detran
Criticado pela deficiência nos atendimentos prestados à comunidade, o Departamento de Trânsito pegou carona nas autorizações para concurso e ganhou liberação para contratar 362 agentes. “A previsão é lançar o edital em setembro e convocá-los em janeiro, assim que acabar o período eleitoral”, garantiu Rosso. Além disso, para minimizar, de imediato, os problemas do órgão, o governador autorizou a convocação de 80 auxiliares de trânsito do último concurso, e mais 12 analistas de sistema. “Esses profissionais vão trabalhar nas ruas e nos procedimentos de vistorias, reduzindo, assim, o tempo de espera”, acredita o diretor da autarquia, Antônio Saraiva.
Em uma reunião a portas fechadas, o governador recebeu os comandantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran) e secretários de Planejamento e de Governo. O encontro de quase três horas resultou em um pacote de medidas e implantações para a área de segurança pública do DF. “O que falta no Distrito Federal é planejamento”, justificou Rosso, que espera corrigir as falhas passadas nos próximos quatro meses de governo. “Desde 2001, não houve aumento de efetivo na Polícia Militar”, apontou o governador.
O número de policiais para fazer a segurança ostensiva da Asa Norte, da Vila Planalto, da Granja do Torto e do Setor Militar Urbano é de 360 profissionais. O quadro deveria ter pelo menos 600 PMs. Se o efetivo estivesse completo, casos como o do dono da padaria Sebastião Carneiro Sousa, 52 anos, poderiam ter um desfecho diferente. Sebastião é uma das vítimas dessa falta desse planejamento. Ele morreu no Hospital de Base do Distrito Federal no último domingo, depois de ser baleado no sábado ao tentar impedir o assalto a um comerciante na 710 Norte. Os três acusados pelo crime são menores de idade e estão na delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Os policiais militares que serão chamados fazem parte do último concurso da Polícia Militar, realizado em 2008. “Vamos trazer todos os policiais que passaram no concurso”, garantiu o governador. ‘Tínhamos uma dificuldade na formação desses profissionais. O local onde se realizavam os treinamentos era o Buritinga (Centro Administrativo de Taguatinga). Agora, devolvemos o espaço para que os policiais possam fazer os treinamentos”, explicou Rosso. A previsão é de que 600 sejam convocados até 6 de setembro. Outros 750, até novembro. A posse ocorre depois do curso.
No pacote de estratégias, o governador, ao lado do secretário de Segurança Pública, João Monteiro, anunciou também a instalação de câmeras de segurança para fazer a vigilância no Plano Piloto, em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. “As quatro regiões vão passar a ser controladas por centrais de monitoramento. Isso deve auxiliar na redução das ocorrências policiais”, contou Monteiro. O projeto de implantação dos big brothers é do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e conta com verba federal.
As medidas preveem mudanças também para os bombeiros. Rosso autorizou a abertura para concurso de 370 oficiais. “O edital deve ser lançado por agora, mas, devido à lei eleitoral, os bombeiros serão convocados no início do ano que vem”, esclareceu o governador. O número estimado para o concurso ainda não é suficiente para suprir a defasagem de profissionais no quadro da corporação. Conforme o Correio divulgou com exclusividade em 2 de agosto, a carência é de 46%. “A reformulação do quadro vai ocorrer ao longo dos próximos anos”, amenizou o coronel Antônio Porto.
Detran
Criticado pela deficiência nos atendimentos prestados à comunidade, o Departamento de Trânsito pegou carona nas autorizações para concurso e ganhou liberação para contratar 362 agentes. “A previsão é lançar o edital em setembro e convocá-los em janeiro, assim que acabar o período eleitoral”, garantiu Rosso. Além disso, para minimizar, de imediato, os problemas do órgão, o governador autorizou a convocação de 80 auxiliares de trânsito do último concurso, e mais 12 analistas de sistema. “Esses profissionais vão trabalhar nas ruas e nos procedimentos de vistorias, reduzindo, assim, o tempo de espera”, acredita o diretor da autarquia, Antônio Saraiva.
O número
370
Número de vagas do concurso para o Corpo de Bombeiros autorizado pelo governador
370
Número de vagas do concurso para o Corpo de Bombeiros autorizado pelo governador
O número
362
Número de agentes do Detran que serão contratados por meio de seleção autorizada por Rosso
362
Número de agentes do Detran que serão contratados por meio de seleção autorizada por Rosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário