quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Concursados aprovados da PM começarão o curso de formação




Uma semana depois da reunião com o deputado Cabo Patrício, na última terça-feira (17), o governador Rogério Rosso, anunciou ontem (24) o início do curso para os aprovados no concurso da Polícia Militar. Desde o semestre passado eles aguardavam a notícia. Segundo Rosso, o curso começa já em 6 de setembro para 600 dos aprovados. Até novembro, mais 750 também começam a formação. “Na reunião, deixei claro para o governador dois pontos importantes. O primeiro é de que há sim espaço para realização do curso. O outro é a necessidade de que fossem chamados todos os aprovados, e não apenas uma parte”, lembrou Patrício.
“A notícia de que a PM terá novos homens no seu quadro é muito importante para corporação e também para a sociedade, que vê a violência aumentar a cada dia”, completou Patrício. Entretanto, o deputado ressalta que falta também planejamento na gestão da Segurança Pública. “O problema não é só de falta de efetivo”, finaliza Patrício.
Veja reportagem publicada nesta quarta-feira (25), no jornal Correio Braziliense.
Mais 1.350 PMs nas ruas
Governador tenta reagir e anuncia a convocação de policiais militares aprovados em concurso de 2008. Cerca de 600 começam a trabalhar no mês que vem. Seleções para os bombeiros e o Detran também são autorizadas
Naira Trindade
A criminalidade que amedronta os moradores do Distrito Federal fez o governador Rogério Rosso anunciar a convocação de 1.350 policiais militares para ocupar as ruas na atuação preventivas contra a violência. Cerca de 600 devem começar o treinamento imediatamente e ingressar em 6 de setembro. O restante, segundo Rosso, passará pelo curso até novembro. E será empossado até o fim do ano. A ação antecipa a convocação, prevista para 2011.

Em uma reunião a portas fechadas, o governador recebeu os comandantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran) e secretários de Planejamento e de Governo. O encontro de quase três horas resultou em um pacote de medidas e implantações para a área de segurança pública do DF. “O que falta no Distrito Federal é planejamento”, justificou Rosso, que espera corrigir as falhas passadas nos próximos quatro meses de governo. “Desde 2001, não houve aumento de efetivo na Polícia Militar”, apontou o governador.

O número de policiais para fazer a segurança ostensiva da Asa Norte, da Vila Planalto, da Granja do Torto e do Setor Militar Urbano é de 360 profissionais. O quadro deveria ter pelo menos 600 PMs. Se o efetivo estivesse completo, casos como o do dono da padaria Sebastião Carneiro Sousa, 52 anos, poderiam ter um desfecho diferente. Sebastião é uma das vítimas dessa falta desse planejamento. Ele morreu no Hospital de Base do Distrito Federal no último domingo, depois de ser baleado no sábado ao tentar impedir o assalto a um comerciante na 710 Norte. Os três acusados pelo crime são menores de idade e estão na delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Os policiais militares que serão chamados fazem parte do último concurso da Polícia Militar, realizado em 2008. “Vamos trazer todos os policiais que passaram no concurso”, garantiu o governador. ‘Tínhamos uma dificuldade na formação desses profissionais. O local onde se realizavam os treinamentos era o Buritinga (Centro Administrativo de Taguatinga). Agora, devolvemos o espaço para que os policiais possam fazer os treinamentos”, explicou Rosso. A previsão é de que 600 sejam convocados até 6 de setembro. Outros 750, até novembro. A posse ocorre depois do curso.

No pacote de estratégias, o governador, ao lado do secretário de Segurança Pública, João Monteiro, anunciou também a instalação de câmeras de segurança para fazer a vigilância no Plano Piloto, em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. “As quatro regiões vão passar a ser controladas por centrais de monitoramento. Isso deve auxiliar na redução das ocorrências policiais”, contou Monteiro. O projeto de implantação dos big brothers é do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e conta com verba federal.

As medidas preveem mudanças também para os bombeiros. Rosso autorizou a abertura para concurso de 370 oficiais. “O edital deve ser lançado por agora, mas, devido à lei eleitoral, os bombeiros serão convocados no início do ano que vem”, esclareceu o governador. O número estimado para o concurso ainda não é suficiente para suprir a defasagem de profissionais no quadro da corporação. Conforme o Correio divulgou com exclusividade em 2 de agosto, a carência é de 46%. “A reformulação do quadro vai ocorrer ao longo dos próximos anos”, amenizou o coronel Antônio Porto.

Detran
Criticado pela deficiência nos atendimentos prestados à comunidade, o Departamento de Trânsito pegou carona nas autorizações para concurso e ganhou liberação para contratar 362 agentes. “A previsão é lançar o edital em setembro e convocá-los em janeiro, assim que acabar o período eleitoral”, garantiu Rosso. Além disso, para minimizar, de imediato, os problemas do órgão, o governador autorizou a convocação de 80 auxiliares de trânsito do último concurso, e mais 12 analistas de sistema. “Esses profissionais vão trabalhar nas ruas e nos procedimentos de vistorias, reduzindo, assim, o tempo de espera”, acredita o diretor da autarquia, Antônio Saraiva.
O número
370
Número de vagas do concurso para o Corpo de Bombeiros autorizado pelo governador
O número
362
Número de agentes do Detran que serão contratados por meio de seleção autorizada por Rosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário