sábado, 4 de dezembro de 2010

Luís Inácio Adams deve ser o novo ministro do Supremo

Exatamente quatro meses após a aposentadoria de Eros Grau do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente parece ter definido o sucessor. Luís Inácio Adams, atual advogado-geral da União, pode vir a ser o 11º ministro da Corte e o terceiro a ter como origem a AGU (Advocacia-Geral da União).



Fontes do R7 disseram que Lula se impressionou com o desempenho de Adams tanto como advogado-geral como quanto procurador-geral da Fazenda Nacional, cargo que o credenciou a defender os interesses do presidente e da União no Supremo. O martelo, no entanto, ainda não foi batido.



O PT vem fazendo pressão para que Lula indique o ex-ministro Patrus Ananias, advogado por formação, caso o mineiro não consiga uma vaga no ministério que vem sendo montado pela presidente eleita Dilma Rousseff.







Por outro lado, o meio jurídico gostaria de ver um nome mais ligado ao Direito, como o advogado Luís Roberto Barroso, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e constitucionalista respeitado que defendeu a pesquisa com células-tronco no julgamento do STF, em 2008. Outro nome, o do criminalista Arnaldo Malheiros Filho, indicado pelo ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, perdeu gás por ele ter defendido petistas como Delúbio Soares e Silvio Pereira.



Luíz Inácio Adams, no entanto, conta com o apoio de alguns ministros do STF. Além da torcida explícita de José Dias Toffoli, Adams tem a simpatia de Gilmar Mendes. Os dois ministros são também ex-AGU. Além disso, Lula teria conversado com a presidente eleita Dilma Rousseff sobre a indicação. Dilma, segundo o relato de assessores, não mostrou qualquer oposição.



Bacharel em Direito pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e com especialização na área pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Adams é o primeiro advogado público de carreira a chefiar a AGU, na qual chegou no ano passado. Foi procurador-geral da Fazenda Nacional, ligado ao Ministério da Fazenda, por três anos e, antes disso, exerceu a função de secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento. Informações do R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário