terça-feira, 16 de novembro de 2010

DISTRITO FEDERAL




Arlete Sampaio e Chico Vigilante bem cotados para liderar bancada



Carlos Carone, Jornal de Brasília





Adecisão sobre quem será o líder do PT na Câmara Legislativa deve tomar boa parte da reunião de hoje, entre os cinco distritais petistas eleitos. Com a escolha praticamente sacramentada do deputado Cabo Patrício para a presidência da Casa,as atenções recaem sobre a disputa que começa a se acirrar entre Arlete Sampaio e Chico Vigilante.



São os mais cotados para liderar a bancada. Vigilante é apontado como o homem da linha de frente do partido, sempre disposto a mergulhar nas disputas políticas e atacar quando preciso. Resumindo: o ex-presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF tem perfil político mais agressivo do que Arlete, principalmente quando o assunto é rebater qualquer tipo de acusação e enquadrar aliados.



Prova disso é que, ontem, já estava sabendo dos boatos envolvendo um dos deputados eleitos. O colega, que é estreante na Casa, teria demonstrado interesse em assumir a primeira secretaria, responsável pelo gerenciamento de Recursos Humanos. "Existem certas experiências,consideradas suspeitas, que foram cometidas em outras casas do Legislativo, que não queremos que ocorram na Câmara Legislativa. Esse é um dos pontos levados em consideração na hora de cogitar nomes para as secretarias e comissões", afirmou Vigilante.



Tanto ele quanto Arlete estão partindo para o segundo mandato na Câmara. Já do lado da petista, pesam as qualidades de um perfil mais apaziguador e executivo. Ligada às áreas sociais, o nome dela foi cogitado para assumir um cargo no GDF. No entanto, ao Jornal de Brasília, na edição de domingo, a deputada garantiu que pretende exercer o seu mandato atuando na Câmara. Com isso, aumentam as chances de conseguir a liderança do partido.



"Pretendo cumprir o meu mandato na Câmara. Não penso em assumir cargos à frente de alguma secretaria", garantiu. Apesar dos nomes de Vigilante e Arlete serem os preferidos, políticos ligados à legenda não descartarem a hipótese de Wasny de Roure ser o ungido. A seu favor pesa a experiência e o bom trânsito que possui na Casa. Wasny está indo para o terceiro mandato. Nenhum dos outros quatro petistas que formam a bancada foi eleito tantas vezes. "Tem um perfil interessante por ser agregador e ter conhecimento profundo de como funciona a máquina. O nome dele não pode ser desprezado", analisou uma fonte ouvida pela reportagem. Wasny, aliás, já teve seu nome cogitado para assumir um posto no GDF.



A possibilidade de dois ou três petistas deixarem a Câmara para ocupar cargos no GDF ganhou ainda mais força nos últimos dias entre os integrantes do governo de transição. "Além do Chico Leite, que possui um perfil interessante para tocar alguma pasta vinculada à Segurança ou Justiça, o Wasny também aparece bem contado", afirmou a fonte que integra o grupo de transição do governador eleito Agnelo Queiroz.



Como azarões, Alírio Neto (PPS) e Eliana Pedrosa (DEM) são nomes cogitados, mas, dependendo da oferta, poderão sair satisfeitos com outros postos, como a Segunda Secretaria – que cuida das finanças e do orçamento legislativo – ou as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Economia, Orçamento e Finanças (Ceof).





Da redação Blog em 16/11/2010 08:43:49

Nenhum comentário:

Postar um comentário