Cerca de 150 militares fardados e com sirenes ligadas participaram, na manhã desta quarta-feira (8), da passeata de apoio aos bombeiros presos no Rio de Janeiro. A mobilização, que começou na praça do Buriti, terminou no gramado do Congresso Nacional onde os manifestantes ao som de apitos gritaram palavras de repúdio ao governo carioca. Ao longo do percurso, os cidadãos brasilienses também se solidarizaram com o ato e aplaudiram e expressaram gestos de apoio ao movimento.
Patrício caminhou ao lado dos participantes e lembrou que os bombeiros do Distrito Federal têm suas origens no Rio de Janeiro. “Nós somos irmãos. A formação dos bombeiros de Brasília foi através dos militares que vieram do Palácio da Guanabara no Rio. O que não dá para aceitar são as distinções. PM e bombeiros são a mesma legislação e sempre trabalham juntos, então não dá para um governador dividir as categorias e dar um salário diferente para os dois”, indignou-se Patrício.
Durante o protesto, Patrício apresentou duas moções assinadas pelos parlamentares onde demonstram todo o apoio aos bombeiros e outra que repudia a ação do governador do Rio. “Em todos os estados que houve manifestação dos militares, nenhum governador mandou prender os companheiros porque ninguém estava armado. Foi assim em Pernambuco, Tocantins, Roraima e Alagoas. A atitude do governador de tomar o quartel no Rio contou até com tiro de fuzil”, repudiou Patrício.
Ao final todos se abraçaram no gramado do Congresso Nacional e, de joelhos, cantaram a canção do Soldado do Fogo. Veja aqui as fotos da passeata.
Patrício se reúne com deputados do Rio
Na tarde de segunda-feira(6), o deputado Patrício se reuniu com parlamentares e representantes do movimento dos bombeiros militares na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O grupo decidiu em primeiro lugar agir em favor da libertação dos bms presos no último sábado. “As lideranças devem ser soltas para começar as negociações com o governador”, disse Patrício.
Além disso, os deputados fizeram uma nota de apoio e planejaram a realização de panfletos para serem distribuídos. Patrício anunciou a contribuição do Distrito Federal em solidariedade aos bombeiros. “Na quarta (8), faremos uma caminhada. A mobilização continua”, afirmou. Estavam presentes na reunião o deputado federal Chico Alencar e deputados estaduais Marcelo Freixo, Clarissa Garotinho, Paulo Ramos, Flávio Bolsonaro, Wagner Montes e Janira Rocha do Rio de Janeiro, Sargento Aragão de Tocantins e Sargento Soares de Santa Catarina.
Na última terça-feira (7), o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) deu entrada no Projeto de Lei 1.524, de 2011, na Câmara dos Deputados. A proposição concede anistia aos bombeiros que participaram do movimento no Rio. O PL além de proteger a carreira dos 439 bombeiros presos, também anistia os companheiros que, porventura, venham a ser punidos por esses fatos.
Veja aqui as fotos da visita do deputado Patrício aos bombeiros do RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário