Agnelo abre 15 pontos sobre Roriz
Levantamento do Instituto Exata se soma às demais pesquisas que foram publicadas na semana. Vantagem de Agnelo sobre Roriz tem variado entre 12 e 15 pontos
RODRIGO MENDES DE ALMEIDA
rmendes@jornaldacomunidade.com.br Redação Jornal da Comunidade
O Instituto Exata Opinião Pública divulgou na sexta-feira (17) os dados do seu mais recente levantamento sobre a intenção de voto para o governo do DF. Agnelo Queiroz (PT) é o líder, com 45,6%. O segundo colocado é o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), que alcançou a marca de 30,7%. Toninho do PSOL, é o terceiro com 4,8%. Em seguida aparecem Eduardo Brandão (PV) com 1,1%, Rodrigo Dantas (PSTU) com 0,9%, Newton Lins (PSL) e Frank Svensson (PCB), ambos com 0,1%. O índice de pessoas que disseram que ainda não decidiram seu voto ficou em 11,6%, enquanto 5,1% afirmaram que vão votar em branco ou anular seu voto. Os números se referem à modalidade estimulada.
Porém, os dados do levantamento espontânea apontam uma consolidação da dianteira de Agnelo, que alcança os 35,1% de intenção de voto, enquanto Roriz tem 25,6%. Nessa modalidade, Toninho tem 2,3%, Brandão aparece com 0,3% e os outros três não pontuaram. 1,1% dos entrevistados chegaram a citar outros nomes. A pesquisa aponta ainda 35,6% de indecisos.
Em um eventual segundo turno entre os dois primeiros, Agnelo também leva grande vantagem, alcançando 50,5% das intenções de voto. O ex-governador não ganha muitos votos em relação ao que teria no primeiro, marcando 35,2%. Isso indica que a maioria das pessoas que escolheram outros candidatos no primeiro turno migraria seu voto para Agnelo. O índice de indecisos em caso de um confronto de segundo turno é baixo: apenas 6,9%. Também cresce pouco o número de eleitores que votaria em branco ou anularia seu voto, subindo para 7,3%.
Um dos fatores que explica a queda de Roriz nos últimos meses e a virada de Agnelo é a altíssima rejeição do ex-governador. 41,6% dos entrevistados disseram que não votariam em hipótese nenhuma em Roriz, índice que pode ser considerado inviabilizador para uma eleição. Agnelo Queiroz fica no segundo lugar em rejeição, com 18,1%.
A pesquisa Exata ouviu 3 mil eleitores em todo o DF, entre os dias 13 e 16 de setembro, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo 31387/2010. A margem de erro é de 2%.
Mais dois institutos publicaram suas pesquisas na quinta-feira (16), e os números são muito semelhantes e confirmam a tendência de vitória de Agnelo. Nas duas pesquisas, Agnelo fica acima dos 40%. O segundo nas duas é Roriz. Ele fica com aproximadamente 30% nas duas. Com cerca de 3% nos dois levantamentos, Toninho do PSOL é terceiro em ambas. De acordo com os números tanto do Datafolha quanto da O&P Brasil, são grandes as possibilidades de Agnelo ganhar a eleição para o governo do Distrito Federal ainda no primeiro turno.
Datafolha
A pesquisa Datafolha aponta Agnelo como líder com 44% das intenções de votos. Roriz fica, nesse levantamento, com 31%. Os números são consistentes com todos os mais recentes estudos feitos, que mostram Agnelo sempre acima dos 40% e Roriz sempre próximo dos 30%. A marca de 30 pontos percentuais é histórica, pois nunca, nem em pesquisas nem em votações, o ex-governador já teve menos do que 30%.
O terceiro colocado é Toninho que, pelo Datafolha, tem 3%. Eduardo Brandão, do PV, que tem sido presença constante nos debates e eventos envolvendo os principais candidatos, aparece com 1%, na quarta colocação. Rodrigo Dantas (PSTU), Newton Lins (PSL), Ricardo Machado (PCO) e Frank Svensson (PCB) ficaram no 0%. No levantamento Datafolha, 5% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou anular seu voto. Já 15% afirmaram que ainda não se decidiram.
O Instituto Datafolha ouviu 849 pessoas, entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF está feito com o protocolo 30963/2010.
O&P
A pesquisa mensal do instituto O&P também confirma a virada de Agnelo Queiroz. Pelo levantamento, 42,2% dos entrevistados disseram que vão votar no petista. O ex-governador Roriz teve 30,1% das intenções de voto, e Toninho do PSOL continua como terceiro colocado, com 3,7%.
Eduardo Brandão é, assim como no Datafolha, o quarto colocado, dessa vez com 1,4%. Nenhum dos outros candidatos chegou à marca de 1%.
Pela pesquisa, 8,8% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou anular. Já outros 13,1% disseram que ainda não decidiram em quem vão votar no dia 3 de outubro.
O instituto O&P também perguntou aos eleitores como eles votariam em um eventual segundo turno entre Agnelo Queiroz e Joaquim Roriz. Nesse cenário, o petista também venceria com 49% das intenções de voto. Já Roriz teria 33,6%. A comparação entre os números do primeiro e do segundo turno mostra como a maioria dos votos para outros candidatos migrariam, no segundo turno, para Agnelo Queiroz. Roriz quase não sobe em comparação ao primeiro, enquanto Agnelo consolida uma vitória que pode, porém, pelos números, acontecer já no primeiro turno. A pesquisa tem margem de erro de 2,8% e está registrada no TRE pelo nº 31.148/2010.
INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR SETEMBRO 2010 ESTIMULADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário