segunda-feira, 26 de julho de 2010

Confira as propostas de Agnelo para a saúde do DF




Como médico, e "conhecedor da dura realidade" em salas de cirurgias de hospitais públicos, o petista promete um diagnóstico detalhado do setor para que todas as carências sejam supridas imediatamente.







Terminada a eleição, antes da posse, determinarei à equipe de transição que execute um diagnóstico detalhado do setor. Sou médico do setor público, por muitos anos convivi diariamente com a dura realidade das salas de cirurgia do Hospital de Base e do Hospital do Gama, e sei que é dramática a situação nessa área.







Falta tudo: macas, camas, lençóis, medicamentos, catéteres, seringas, atenção, cuidado e respeito de parte a parte nos hospitais. Eu serei o responsável direto pela área de saúde em meu governo, ao menos nos seus primeiros meses.







Não delegarei isso a ninguém. Criarei unidades de pronto atendimento em cada região administrativa. Não serão unidades pequenas, figurativas. Cada uma delas será uma espécie de policlínica avançada onde o paciente receberá o primeiro atendimento e até mesmo os medicamentos necessários. Se o caso exigir uma investigação mais ampla para um diagnóstico mais apurado, o cidadão ou a cidadã só sairá dessa unidade de pronto atendimento com a consulta agendada em hospital da rede pública. Isso reduzirá de pronto as filas de espera e a bagunça nos hospitais públicos.







Essas unidades de pronto atendimento terão um padrão de higiene, limpeza e atendimento igual ao dos hospitais privados. Também implantarei um rigoroso sistema de controle sobre a administração, a concessão, o uso e o descarte de medicamentos e de material cirúrgico. Criarei um sistema por meio do qual o próprio paciente ajudará no controle dos custos de atendimento, pois ele receberá uma planilha de tudo o que foi utilizado em seu caso e dará um visto nessa planilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário