segunda-feira, 26 de julho de 2010

Saúde e escola são prioridades


26/07/2010



da Brasília EmDia



Pela ordem alfabética, o candidato do PT ao Governo do Distrito Federal (GDF), Agnelo Queiroz, é o primeiro – de uma série de candidatos a cargos nas eleições de outubro – a ser sabatinado por um jornalista e dois empresários, que conhecem profundamente os problemas estruturais e econômicos do DF.

Médico por formação, Agnelo Queiroz, durante a entrevista, destacou sua vocação para a medicina, fazendo um paralelo com a administração pública. Segundo ele, é preciso conhecer os sintomas para prescrevera receita mais correta para a cura do problema. Por exemplo, ele fala com determinação sobre a necessidade se resolver a crise no sistema de saúde e de como a informatização integral do setor poderia auxiliar aconcretização dessa meta de governo. Segundo ele, tal medida seria essencial “porque não há condições de se ter controle de outra forma, considerando-se que é uma área muito cara”, sujeita ao desperdício, ao roubo, à ineficiência, à desorganização e a todo tipo de desvio de recursos públicos.

Agnelo afirma que, se for eleito governador do DF, a educação também será uma prioridade de sua gestão. Ele manifesta o propósito de investir no setor a partir de um grande pacto que pretende estabelecer com toda a sociedade, para que, mediante entendimentos e diálogos também com o governo federal, a educação se torne uma política de Estado, e não apenas uma política de governo. Para isso, Agnelo tem como meta levar o DF a ser uma referência educacional no país, inclusive com uma estratégia de desenvolvimento humano, a fim de resolver os graves problemas que a juventude enfrenta. Sua intenção é implantar

uma escola modelo em tempo integral, para que o aluno chegue cedo, tenha café-da-manhã, estude, almoce na escola, tendo atividades complementares, inclusive esporte, atividades culturais, línguas e reforço escolar.

Nesta entrevista, o candidato também expõe suas ideias para gerar empregos e resolver os problemas estruturais da capital da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário