sábado, 30 de outubro de 2010

Agnelo sempre acima dos 60%


Institutos Exata, Ibope, Datafolha e Soma têm resultados parecidos entre si, mostrando o petista sempre entre 61% e 65%, ao passo que sua adversária, Weslian, não consegue passar dos 39%

Agnelo Queiroz (PT), candidato ao governo do DF, continua recebendo pesquisas atrás de pesquisas que demonstram que o petista deve ser eleito no domingo. Na mais recente, do Instituto Exata, ele tem 62% dos votos contra 38% de sua adversária, Weslian Roriz (PSC). Ele teve, no total, 51,4% contra 30,7% de Weslian, enquanto indecisos e eleitores que pretendem anular ou votar em branco somam 17,9%. A novidade da pesquisa Exata é que ela perguntou ao eleitor se ele pretende viajar no feriado e traz também os índices descontados esse público. Nesse caso, Agnelo fica com 61% e Weslian, 39%, pois 4% dos entrevistados disseram que estarão fora da cidade. A pesquisa Exata foi feita nos dias 26 a 28 de outubro, tem margem de erro de 2 pontos percentuais, entrevistou 3.000 pessoas e está registrada no TRE-DF com o nº 41404/2010.






Já na pesquisa do Ibope, Agnelo tem 64% dos votos válidos contra 36% de Weslian. Na soma total, Agnelo chega aos 55% da preferência do eleitorado, enquanto Weslian fica nos 32%, que é um índice muito próximo à votação que ela obteve no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. O levantamento entrevistou 2.002 eleitores e está registrada no TRE-DF sob o nº 40417/2010.





Já a pesquisa Soma divulgada quinta-feira (28) mostra que Agnelo aparece com 22 pontos percentuais na frente de Weslian, no levantamento de votos válidos. O petista possui 61% dos votos válidos enquanto Weslian detém 39%, segundo a sondagem realizadas entre os dias 25 e 27 de outubro. No total de intenção de votos, Agnelo apresenta 52% da preferência do eleitorado brasiliense enquanto Weslian figura com 33%. Entre os 928 entrevistados no DF, 7% disseram que vão votar em branco ou anular, enquanto 8% afirmam que ainda não sabem em quem irão votar.





Nas quatro últimas pesquisas do instituto, Agnelo cresceu de 51% para 54%, depois para 55% e caiu para 52% devido a uma pequena oscilação no aumento do número de indecisos e brancos ou nulos. Já a candidata do PSC caiu de 36% para 33% e estabilizou nesse número sem conseguir evolução nas últimas sondagens.



Perfil do eleitorado

Segundo o levantamento Soma, Agnelo tem maior aceitação entre os eleitores com até 30 anos, enquanto a maioria dos eleitores de Weslian tem mais de 30. Com relação ao grau de escolaridade, a maioria do eleitorado de Agnelo possui segundo grau ou grau universitário, enquanto no universo de eleitores de Weslian predominam pessoas que têm até o primeiro grau escolar.





Outro dado apontado pela pesquisa dá conta que a maioria dos eleitores de Agnelo também votam na candidata Dilma Rousseff (PT) para presidente da República. Já os eleitores de Weslian, em sua maioria, também votam no candidato à presidência José Serra (PSDB).





De acordo com a pesquisa, do universo feminino entrevistado, 51% votam em Agnelo e 33% dizem votar em Weslian, enquanto 11% dizem não saber e 6% pretendem votar branco ou nulo. Entre os homens, 54% preferem Agnelo como governador, enquanto 33% optam por Weslian, 4% não sabem e 9% dizem votar nulo ou branco.





A margem de erro desta pesquisa é de 3,2 pontos percentuais com um intervalo de confiança de 95%. A checagem e conferência foram feitas, aleatoriamente, em 20% dos questionários. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional do DF sob o número 39619/2010.





Já a pesquisa Datafolha realizada e divulgada na quarta-feira (27) mostrou que, considerando apenas os votos válidos, Agnelo possui 65% das intenções de voto, enquanto Weslian Roriz (PSC) tem 35%. A Datafolha foi a pesquisa mais generosa com o petista de todas as publicadas até agora, já que nela, pela primeira vez nessa eleição, Agnelo abre 30 pontos de diferença para Weslian, patamar absolutamente inédito. O levantamento de votos válidos exclui brancos e nulos. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo. Foram entrevistados 1.112 eleitores.





A vantagem de Agnelo aumentou de 23 para 25 pontos. Considerando o total de votos, o candidato do PT tem 55% contra 30% da concorrente. No último levantamento, realizado entre os dias 20 e 21, Agnelo estava com 54%, enquanto Weslian tinha 31%. Ou seja, o petista subiu um ponto e a representante do PSC caiu um. A margem de erro é de três pontos percentuais.





No primeiro turno, Agnelo venceu Weslian por 48,41% a 31,5% dos votos válidos, uma diferença de mais de 13 pontos. Além de mostrar a liderança de Agnelo, a pesquisa sinalizou que Agnelo bate Weslian em todos os estratos do eleitorado. Entre os eleitores de 35 e 44 anos, a vantagem do petista aumentou de 50% para 60% e, entre os mais velhos, oscilou de 48% para 54%.





Agnelo também se mostra como maioria entre os mais escolarizados. Na pesquisa anterior ele tinha 69% das intenções de voto dessa faixa do eleitorado, número que subiu para 73%. Apesar da desvantagem, os estratos em que Weslian mostra melhor desempenho são os de eleitores mais velhos (36%), os menos escolarizados (48%) e entre os mais pobres (41%). Segundo a Datafolha, 7% pretendem votar em branco ou anular o voto e 8% ainda estão indecisos. A pesquisa Datafolha está registrada no TSE sob o número 37.404/2010 e no TRE-DF com o número 40068/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário