Datafolha e Exata apontam Agnelo com 28 pontos à frente
Com placar de 64% a 36%, o candidato Agnelo Queiroz se consolida sobre a segunda colocada, Weslian Roriz, e caminha para a vitória tranquila nas urnas no próximo dia 31 de outubro. Dois institutos de pesquisa divulgaram o crescimento da vantagem do petista
SUZANO ALMEIDA
salmeida@jornaldacomunidade.com.br Redação Jornal da Comunidade
Fotos: Toninho Tavares
A uma semana da votação do segundo turno, Agnelo Queiroz amplia vantagem sobre sua concorrente e comemora números nas ruas com eleitoresO instituto Exata OP divulgou nova pesquisa de intenção de votos para o Governo do Distrito Federal, que revela vantagem de 28 pontos percentuais de Agnelo Queiroz (PT) sobre Weslian Roriz (PSC). As amostras se referem aos votos válidos e foram recolhidas entre os dias 19 a 22 de outubro e têm margem de erro de 2% para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada com 3 mil pessoas de todas as regiões administrativas.
A pesquisa Exata mostra o constante crescimento de Agnelo que passou de 47 na última pesquisa, divulgada no dia 8, para 52 pontos se computados os votos indecisos e nulos. Já a candidata da coligação Esperança Renovada caiu de 30 para 29 pontos percentuais. O crescimento de Agnelo está ligado não apenas à queda de Weslian, mas ao posicionamento tomado pelos indecisos, que passaram de 23% na última pesquisa dia 8 para 19% no dia 22. O número de indecisos chegou a cair para 18% voltou a crescer próximo ao último dia de pesquisa para 19%, a queda foi observada nos números de Weslian, que perdeu o ponto observado.
Os números divulgados na pesquisa desta sexta-feira (22), mostram um quadro instável em relação às pesquisas divulgadas por outros institutos, que também dão mais de 60% das intenções votos válidos.
Datafolha
No Datafolha o candidato Agnelo Queiroz mantém o crescimento nas intenções de voto e abre vantagem de 23 pontos sobre a candidata Weslian Roriz. Segundo pesquisa feita na quarta e quinta-feiras, Agnelo tem 54% das intenções de voto, contra 31% de Weslian. Na semana passada, o petista aparecia com 53%, e sua adversária, com 35%.
Brancos e nulos somam 8%, e 7% dos eleitores estão indecisos. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Se considerados os votos válidos (brancos, nulos e indecisos são excluídos), Agnelo tem 64% das intenções de voto, contra 36% de Weslian.
Entre os entrevistados, apenas 10% afirmam que ainda podem mudar de voto. No primeiro turno, Agnelo recebeu 48,41% dos votos, e Weslian, 31,5%.
Desde a semana passada, Agnelo melhorou seu desempenho entre os mais jovens (de 59% para 64%), entre os menos escolarizados (de 37% para 41%), entre os mais escolarizados (de 65% para 69%) e entre os mais ricos (de 66% para 70%).
Entre os mais pobres, Agnelo caiu de 42% para 36%, mas Weslian também perdeu dois pontos nessa faixa (47% para 45%), em que aumentou o número de indecisos (de 7% para 12%).
O Datafolha também verificou se os eleitores têm conhecimento a respeito do número do seu candidato: 86% dos entrevistados deram respostas corretas (eram 83%), e 13%, erradas (eram 12%).
Entre os eleitores de Agnelo, 88% sabem o número do candidato, percentual que é de 92% entre os que pretendem votar em Weslian Roriz (na semana passada, os percentuais eram de 81% e 91%, respectivamente).
O instituto ainda questionou se os entrevistados sabem que o ex-governador Joaquim Roriz desistiu de disputar a eleição: 96% dizem ter tomado conhecimento, e 74% afirmam estar bem informados sobre o fato.
A pesquisa foi feita nos dias 20 e 21 com 1115 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal com o número 37.880/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário