segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dilma nocauteou Serra






Em 2006, a primeira pesquisa Datafolha realizada no segundo turno mostrava Lula com oito pontos de vantagem sobre Geraldo Alckmin -54% a 46% dos votos válidos. O resultado é idêntico ao da pesquisa publicada ontem.





Na eleição anterior, a dianteira de Lula subiu para 12 pontos na segunda pesquisa, feita após o primeiro debate na TV. Em meados de outubro, o Datafolha já mostrava Lula com 20 pontos de vantagem -60% a 40%. O resultado final é conhecido: Lula se reelegeu com 60,8%, contra 39,2% de Alckmin.





Agora tudo pode acontecer. Favorita, Dilma Rousseff pode, inclusive, repetir o feito de seu tutor, aplicando lavada semelhante em José Serra. Haveria explicações para tal desfecho: a situação econômica, a aprovação recorde a Lula etc.





Do lado oposto, Serra é o personalismo encarnado. Age não apenas como se fosse dono de si, da sua campanha e dos seus aliados, mas do próprio cargo que está em disputa. É como se dissesse: "ela não pode, agora é a minha vez!".





No campo programático, sem discurso sólido, o tucano mais parece um camaleão, ou um artista de circo: faz girar com a mão direita os pratos do conservadorismo, ao mesmo tempo em que dá cambalhotas populistas no palco, prometendo 13º para o Bolsa Família, salário mínimo de R$ 600 etc.Eis um trechinho do artigo de .Fernando de Barros na Folha tucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário