domingo, 24 de outubro de 2010

Goiás tem a eleição mais apertada




Isabel Braga e André de Souza, O Globo



A uma semana do segundo turno, as pesquisas de intenção de voto mostram que a eleição estaria decidida no Distrito Federal e em sete dos oito estados em que haverá disputa.



O único estado em que os últimos levantamentos apontam empate técnico é Goiás , onde dois ex-governadores - Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) - tentam voltar ao comando do estado.



Situação oposta ocorre no DF e no Pará , onde o petista Agnelo Queiroz e o tucano Simão Jatene, respectivamente, lideram com folga.



Nos seis restantes, a diferença é menor, mas, se confirmados os levantamentos, ao lado do PSDB, o grande vitorioso deste segundo turno será o PSB, que poderá eleger os três candidatos que foram para a disputa em segundo turno, somando seis governadores eleitos em 2010.



Tal resultado irá cacifar o partido tanto para um eventual governo da petista Dilma Rousseff quanto do tucano José Serra, na opinião de cientistas políticos.



Caso Dilma vença, o apoio do PSB será fundamental na relação PT-PMDB, fortalecendo a ala mais à esquerda da aliança.



- Embora ainda seja um partido de médio porte no Congresso, sairá forte das eleições para o governo, um bom crescimento. Pode contrabalançar um pouco a relação do PT com o PMDB. O partido cresceu no Nordeste e estará reivindicando, com razão, maior espaço no governo - diz Carlos Ranulfo, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas.



Ricardo Caldas, professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, não descarta, em caso de vitória de Serra, a possibilidade de o PSB integrar o governo tucano:



- O PSB é o partido que mais crescerá e dará equilíbrio ao PT dentro da esquerda. Equilibra o jogo de forças PT-PMDB. E a tendência do sistema político brasileiro é de muita flexibilidade. Num cenário de vitória de Serra, não tenho a menor dúvida de que 80% dos partidos que estão na base de Lula iriam para a de Serra. PT e PCdoB ficariam na oposição, mas o PSB, eu não saberia dizer. Poderia ir ou não ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário