quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DISTRITO FEDERAL




Marca GDF teve valorização de R$ 340 milhões no Governo Rosso



A partir de uma parceria com a Secretaria de Comunicação, sem custos para o Governo do Distrito Federal (GDF), a empresa multinacional de consultoria Brand Finance realizou um estudo sobre o valor da marca GDF. A pesquisa analisou dois momentos – logo que o governador Rogério Rosso assumiu o governo e, agora, em dezembro. Apesar de ter assumido o GDF em abril, a pesquisa foi realizada em maio.



O resultado é animador e mostra GDF está em um período de avanço em relação ao valor de sua imagem. De uma avaliação de R$ 98 milhões, em maio de 2010, auge da crise política de governabilidade, o valor alcança atualmente R$ 438 milhões. “Triplicou a percepção positiva da população em relação ao governo”, comemorou o governador Rogério Rosso, durante a apresentação do estudo, nesta quinta-feira (30), no Palácio do Buriti.



“Este é o patrimônio, em termos de valor de marca, que a administração atual está deixando para o próximo governo”, explicou o presidente da Brand Finance no Brasil, Gilson Nunes, que apresentou a pesquisa. De acordo com Nunes, foram ouvidos mais de quatro mil moradores do DF e levados em conta indicadores metodológicos desenvolvidos pela empresa, com vasta experiência internacional.



Segundo Gilson Nunes, o estudo é pioneiro no país e a parceria com o GDF, sem custos para o governo, é uma maneira de mostrar ao mercado a importância estratégica da avaliação. “Avaliar o valor da imagem de um Estado é uma tendência mundial. A marca de um governo é um bem público e um ativo estratégico”, explicou Nunes. O governador Rosso deu um exemplo prático da utilização da avaliação. “Pode ser que a Fifa leve em consideração a percepção que a população tem de seu governo, na hora de definir, por exemplo, qual a cidade que vai sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo”, avaliou Rosso.



A metodologia da Brand Finance levou em consideração dados como histórico da receita do DF, força da marca, impostos e taxa de desconto, além de uma taxa de royalties. Nos questionários aplicados junto aos entrevistados, a consultoria avaliou, em dois momentos, a percepção da população a respeito de temas como saúde, segurança, corrupção, transporte e obras.



A Brand Finance tem sede em Londres e atua no Brasil desde 2002, onde tem escritório em São Paulo. Está presente em 21 países, onde tem sedes, e em outros 59, por meio de parcerias. Gilson Nunes disse que países como Cingapura e Dubai utilizam a valoração da marca de seus governos como ferramenta estratégica. Estes países possuem comitês que cuidam exclusivamente desse ativo. Informações da Agência Brasília

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