POLÍTICA
CNT/Sensus: 69,2% veem novo governo de Dilma com otimismo
Regina Alvarez, O Globo
Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta-feira revela que 69,2% dos entrevistados têm uma expectativa positiva em relação ao futuro governo de Dilma Rousseff. De acordo com o levantamento, 27,7 % acreditam que Dilma fará um ótimo governo; 41,5% esperam um bom governo; 17,6% um governo regular, enquanto outros 6,7 estão pessimistas e acreditam que o governo será ruim ou péssimo.
Lula bate novo recorde de aprovação
A aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a bater novo recorde. O desempenho pessoal do presidente passou de 80,7% da pesquisa anterior para 87%.
Já o governo Lula, que em setembro tinha aprovação de 79,4% dos entrevistados, agora tem 83,4% de avaliação positiva. No levantamento, a avaliação negativa foi 2% contra 4% na pesquisa anterior.
Nos levantamentos foram entrevistas 2 mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados, entre os dias 23 e 27 de dezembro de 2010.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores, Clésio Andrade, acredita os altos índices de aprovação de Lula e do governo decorrem de um conjunto de fatores: situação da economia, programas sociais, a sensação de que o país desenvolveu-se e o carisma de Lula.
- O presidente Lula deixa a Presidência com o reconhecimento do povo brasileiro - disse.
Graves problemas
A pesquisa apontou também os problemas que a população considera mais graves e que devem receber prioridade do governo de Dilma Rousseff. A saúde pública foi apontada como o principal problema por 46% dos entrevistados, seguida pela educação pública, com 19,5%; e violência urbana, com 15,1%.
Reforma
Entre as reformas consideradas mais urgentes, 29% dos entrevistados consideram a trabalhista. Em segundo lugar, aparece a reforma política, apontada por 21% dos entrevistados, e em terceiro a reforma tributária, com 11,5%
Da redação Blog em 29/12/2010 17:37:41
Nenhum comentário:
Postar um comentário