quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Preparativos para cerimônias de posse de Dilma e Agnelo estão a todo vapor







Publicação: 30/12/2010 08:00 Atualização: 30/12/2010 08:26



Mariana Sacramento







Brasília se prepara para receber a nova presidente do Brasil, o governador e os parlamentares que definirão os rumos da cidade pelos próximos quatro anos. Para que tudo corra dentro do planejado, os preparativos para as cerimônias de posse estão a todo vapor. A Câmara Legislativa passou ontem por um mutirão de limpeza. Foram convocados para a missão 37 trabalhadores terceirizados e cinco jardineiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Do outro lado do Eixo Monumental, o cerimonial do Palácio do Buriti acerta os últimos detalhes para o momento em que o Rosso passará a faixa governamental para o petista Agnelo Queiroz..A mesma expectativa toma conta da Esplanada dos Ministérios, onde um esquema especial de transito será montado para garantir a segurança da posse de Dilma Rousseff (PT), primeira brasileira a ocupar o cargo máximo do Executivo.



Ontem, a faxina na Câmara Legislativa alcançou a parte interna e externa do prédio. Equipados com baldes, enceradeiras, rodos e vassouras, os auxiliares de limpeza trabalharam em todos os cinco andares da Casa. “O trabalho passa pelo plenário, garagem, galerias, auditórios. O objetivo é deixar tudo pronto amanhã (hoje)”, explicou o auxiliar legislativo, Osmar Rodrigues, um dos responsáveis pela preparação da Casa para a posse dos 24 distritais e de Agnelo Queiroz, que, antes de seguir para o Palácio do Buriti, será empossado pelos representantes do povo.



Entre os convocados para o mutirão estava o jardineiro Roberto Silva Barros, 46 anos, servidor da Novacap há 22 anos. “Espero que os nossos deputados façam um bom trabalho nos próximos anos e consigam manter a cidade sempre florida”, disse o morador de Planaltina, enquanto cuidava das plantas de um dos jardins do pátio externo do prédio.



Faixa

Por volta das 10h de 1º de janeiro, Agnelo Queiroz tomará posse na Câmara Legislativa. Depois, ele segue, acompanhado do vice, Tadeu Filippelli, em comboio para o Palácio do Buriti. No percurso entre os dois órgãos, o governador empossado será acompanhado pela cavalaria da Polícia Militar — o número de homens responsáveis pela segurança do novo chefe do Executivo local ainda não foi divulgado.



Na rampa do Palácio do Buriti, Agnelo será recepcionado pela guarda de honra da PM. Dentro do prédio, será recebido pelo atual governador Rogério Rosso (PMDB) e pela vice-governadora, Ivelise Longhi (PMDB). No Salão Branco da sede do poder Executivo, Rosso passará ao petista a faixa governamental. Depois da cerimônia de transmissão de cargo, Agnelo dará posse ao seu secretariado e concederá entrevista à imprensa.



Encerrada a solenidade, o novo governador irá ao encontro do povo na Praça do Buriti. No espaço ao ar livre, nove tendas de 12mx12m estão sendo montadas para acomodar a população que desejar prestigiar o vencedor da disputada corrida ao Governo do Distrito Federal (GDF). Um tablado também está sendo erguido para acomodar o petista. A estimativa é que ele discurse por cerca de 20 minutos.



“Está todo mundo envolvido para proporcionar uma festa bonita para Brasília e para o novo governador. As estruturas estão sendo erguidas e o pessoal da Novacap está encarregado da limpeza da praça”, garante o chefe do cerimonial do Palácio do Buriti, Robson Marques. Por volta das 13h, depois de discursar, o governador deve acompanhar a posse de Dilma Roussef.



Transmissão

O evento será transmitido ao vivo em telões instalados na Praça do Buriti. O vice-governador, Tadeu Filippelli (PMDB), estará ao lado de Agnelo durante toda à cerimônia. Os dois serão empossados na Câmara Legislativa, onde farão o juramento de compromisso conforme determina a Constituição Federal e a Lei Orgânica do DF.



Horário especial no metrô

» Em 31 de dezembro e 1º de janeiro, o Metrô de Brasília terá o horário de funcionamento ampliado para atender a população que desejar participar do réveillon na Esplanada dos Ministérios e da posse de Dilma Rousseff (PT) e do governador Agnelo Queiroz (PT). Na sexta-feira, dia 31, os trens vão começar a rodar às 6h e só vão parar às 2h do dia seguinte. A direção do metrô informa que, após as 23h30, os embarques serão feitos apenas nas estações Central (Rodoviária) e Galeria (Setor Comercial Sul). No dia da posse, o transporte vai operar das 8h até as 23h30. O preço da tarifa será o mesmo cobrado em dias regulares: R$ 3, de segunda sábado, e R$ 2, nos domingos e feriados



Alterações no trânsito

Além de exigir mais capricho no visual da capital, a posse de Agnelo Queiroz e de Dilma Rousseff também promoverá mudanças no trânsito da cidade. Amanhã, a partir das 15h, os estacionamentos dos ministérios da parte sul da Esplanada serão bloqueados. A medida é preventiva e visa evitar os participantes da Festa da Virada, organizada pelo GDF, estacionem nas vagas destinadas aos convidados da posse da presidente eleita. “É uma questão de segurança institucional. Como os shows vão até tarde, o bloqueio evita que alguns motoristas deixem os carros parados nas vagas dos edifícios”, explica o major Sérgio Roballo, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).



A recomendação para fazer o bloqueio veio do Gabinete Institucional da Presidência da República e do Itamaraty. “Como é feriado e não há expediente, acredito que não teremos muitos problemas”, espera o major. O isolamento será fixo, montado com barreiras plásticas com um metro e meio de altura cada. Policiais do BPTrans farão rondas constantes para verificar se o bloqueio foi quebrado — cerca de 120 homens vão organizar o trânsito para a posse.



As opções para quem for de carro ao réveillon da Esplanadas são estacionar nos anexos e estacionamentos dos ministérios do lado norte, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, no Complexo Cultural e Biblioteca Nacional, no Teatro Nacional, no setores Bancário Sul e Norte e no setores de Autarquia Sul e Norte.



Agnelo

Para a posse de Agnelo, que será realizada pela manhã, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) também fará algumas mudanças no tráfego. Ainda na madrugada de 1º de janeiro, a via que dá acesso ao Tribunal Regional Eleitoral e à Câmara Legislativa será interditada. O bloqueio só será suspenso após o término da cerimônia de posse do governador e dos 24 distritais eleitos. (Veja arte)



À medida que o petista for se movimentando entre as cerimônias oficiais, novas intervenções serão feitas. Cerca de 100 servidores do Detran estão escalados para esse trabalho. Por volta das 11h, quando Agnelo deve sair da Casa Legislativa rumo ao Palácio do Buriti, o retorno em frente ao Tribunal de Justiça, que dá acesso à sede do Executivo local, será bloqueado para a passagem do comboio. Durante a solenidade de transmissão do cargo, as duas faixas da direita da via N1 serão fechadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário