quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Agnelo pede apoio à abertura da Copa no DF


Em reunião com ministro dos Esportes, governador eleito ouve que Brasília tem chances de abrigar evento

Foto: Dênio Simões

Agnelo conversa com seu antigo companheiro de partido e sucessor na pasta que já ocupou, Orlando Silva, sobre abertura da Copa

O governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), se reuniu, na manhã de hoje, com o ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB), para pedir apoio à candidatura de Brasília para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Agnelo apresentou ao ministro as garantias de que Brasília pode realizar o evento e tem alternativas para garantir a reforma do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e toda região ao redor dele. O governador afirmou que a cidade tem uma estrutura à frente de muitos países do mundo.





“Não é uma visão corporativa ou puxando a sardinha para o nosso lado, mas pela minha experiência na área, desse tipo de evento internacional, é quase impossível ter uma cidade com essas características: capital do País, com todo o corpo diplomático. A abertura é uma recepção do mundo na Copa e aqui é onde há as melhores condições em todos os aspectos”, disse Agnelo, completando que Brasília tem toda a estrutura física de hotéis e locais para a imprensa ao lado do estádio.





Em relação à obtenção de recursos, Agnelo disse ao ministro que, além da iniciativa privada, buscará empréstimo no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para que toda a área ao redor do Mané Garrincha possa servir não apenas para os jogos, mas também para o pós-Copa.





O projeto do novo Mané Garrincha foi mantido depois que a Fifa respondeu aos questionamentos do atual governador do DF, Rogério Rosso (PMDB), afirmando não haver decisão sobre a abertura ser no estádio do Corinthians, que ainda vai ser construído mas não tem nem verbas, conforme havia anunciado a CBF. Com a negativa da Fifa, Brasília desistiu de reduzir o número de lugares do estádio, que passaria de 70 mil para 35 mil, e se manteve na disputa.









Compromisso de Agnelo entusiasma

Orlando Silva afirmou ainda que Brasília possui todos os requesitos para receber o jogo de abertura, mas que Minas Gerais está com suas obras adiantadas. “Fiquei feliz com o entusiasmo do governador Agnelo Queiroz e com o compromisso em tudo que for necessário para que Brasília receba a abertura”, disse o ministro. Orlando disse ainda que está trabalhando para conseguir R$ 20 milhões para o DF para que sejam feitos novos investimentos no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário