quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Demo-tucanos paulistas privatizam leitos hospitalares do SUS




É jeito de governar demo-tucano:



Doença? Coisa de pobre!



Saúde? Coisa de rico!



A maioria demo-tucana da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei elaborado pelo governo de José Serra (PSDB/SP), que autoriza os hospitais públicos administrados por ONG's/OSCIP's de todo o estado a destinarem até 25% de seus leitos para clientes de planos de saúde particulares.



É a privatização de 25% dos hospitais paulistas para os planos de saúde.



Os 20 hospitais estaduais que são gerenciados por organizações do terceiro setor, terão uma cota de 25% leitos mercantilizados, como um hospital privado que faz convênio com planos de saúde.



Os pobres que só tem o SUS como opção, e que já penam para conseguir vagas de internação, perderão 25 vagas em cada 100 existentes.



Já os planos de saúde ganham, de mão beijada, uma rede de atendimento de alta complexidade, caríssima, pronta e equipada com dinheiro público, embolsando o dinheiro na forma de lucro, que teriam que investir para ampliar uma rede privada.



Para piorar, o governo de São Paulo diz que a mudança só valerá para as unidades especializadas e de alta complexidade, ou seja, aquelas que a população mais pobre tem mais dificuldade de acesso.



Detalhe: qualquer cidadão brasileiro (rico ou pobre, com ou sem plano de saúde) pode ter acesso a qualquer unidade e tratamento do SUS. E o SUS já tem o direito de cobrar ressarcimento da operado quando o paciente tem plano de saúde.



A questão inaceitável é criar uma fila para pobres do SUS e outra fila para ricos dos planos de saúde, com atendimento diferenciado e "VIP" dentro da rede pública de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário