sábado, 19 de março de 2011

Descentralizando, GDF espera acelerar a realização de pequenos serviços




A medida foi anunciada em reunião com os administradores regionais







Lucas Figueiredo



Publicação: 19/03/2011 07:00 Atualização:



Os serviços de melhorias para a população poderão ser executados com mais facilidade. A Secretaria de Obras montou um esquema de trabalho para dar mais autonomia às administrações regionais na execução de serviços como recapeamento de asfalto e reformas em espaços de uso comum. A mudança nos trâmites foram anunciadas ontem, em reunião com os gestores de todas as cidades. A determinação do órgão é agilizar os trabalhos para inaugurar obras em todo o Distrito Federal até o aniversário de Brasília, comemorado no dia 21 do próximo mês.



A secretaria dividiu o DF em seis grandes regiões. Para cada uma delas, foi designado um coordenador que receberá as demandas dos diferentes locais e poderá acelerar a realização dos trabalhos. O secretário de Obras, Luiz Carlos Pietschmann, explicou que o sistema vai possibilitar aos administradores de cada cidade a indicação dos reais problemas das áreas pelas quais são responsáveis. “Eles conhecem a cidade e vão recomendar o que é prioridade. O administrador vai poder, por exemplo, apontar onde é preciso fazer a operação tapa-buracos para que as nossas equipes se desloquem até o ponto exato”, afirmou.



Antes da medida, em muitos casos, era a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) que definia em que os funcionários do órgão e das empresas terceirizadas trabalhariam. Com isso, questões urgentes acabavam, muitas vezes, ficando em segundo plano. As alterações no esquema, porém, vão permitir um acompanhamento mais preciso de cada obra. “Os seis coordenadores, em conjunto com os técnicos de Secretaria de Obras, terão o controle administrativo de cada cidade”, explicou Pietschmann.



O cronograma de serviços para cada região administrativa também foi definido durante a reunião. Somente no Plano Piloto, 50 obras começarão a sair do papel. O administrador regional de Brasília, Messias de Souza, afirmou que a operação inclui a revitalização de parques infantis, quadras esportivas e praças das áreas residenciais das asas Sul e Norte. “Cada nível ganhou um canal de interlocução que vai possibilitar uma rotina de procedimentos mais ágeis”, afirmou. Messias explicou que algumas obras estão em processo avançado e outras ainda na fase de licitação. Segundo ele, no Parque da Cidade, a reforma de banheiros e outros serviços já estão em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário