GDF tenta acelerar aprovação do Plano Diretor de Transporte Urbano
Luísa Medeiros
Publicação: 01/03/2011 15:24 Atualização: 01/03/2011 15:33
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e o secretário de Transportes, José Valter Vasquez, se reuniram, nesta manhã de terça-feira (1º/3), com 18 deputados distritais da base governista para tratar do Plano Diretor de Transporte Urbano do DF. O objetivo do encontro foi apresentar o plano e pedir apoio aos parlamentares para que aprovem o projeto até o início de abril, data limite para que o DF possa concorrer a recursos do PAC da Mobilidade Urbana. A capital pode receber R$ 4 bilhões do governo federal para investir no plano que pretende melhorar o tráfego em Brasília.
A reunião teve início por volta das 9h e terminou quase cinco horas depois. A imprensa não teve acesso ao que foi discutido durante a reunião. O secretário de Transportes disse apenas que detalhou o plano aos deputados. A proposta prevê melhorias no tráfego do DF priorizando o transporte público coletivo. A intenção do plano é fazer possíveis mudanças no tráfego para os próximos 20 anos. Segundo José Valter, se essas interferências não forem feitas, será impossível circular na capital em 2020.
O plano estabelece três eixos que receberão corredores exclusivos para os ônibus. O objetivo é garantir a fluidez do tráfego nas regiões de Santa Maria até o entorno de Goiás; Planaltina até Formosa e Luziânia; e de Ceilândia e Samambaia até Águas Lindas. De acordo com o secretário, esses eixos são fundamentais para a circulação de cerca de um milhão de pessoas que vão diariamente trabalhar na capital. Outra proposta é que essas pessoas andem com ônibus de linhas exclusivas para o Plano Piloto quando chegarem em Brasília.
A proposta foi feita prevendo o trânsito do DF e de mais oito municípios do entorno da capital. Além disso, o plano diretor prevê a conclusão das obras da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a construção de um túnel na entrada de Taguatinga, ampliação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e obras da linha amarela do Gama até Santa Maria.
Segundo o secretário, o projeto concorre a recursos do PAC Mobilidade Urbana, a qual todas as capitais com mais de 3 milhões de habitantes podem disputar verbas. No entanto, o DF precisa aprovar o projeto o quanto antes na Câmara Legislativa para que ele seja apresentado ao governo federal.
Outros pontos
A reunião também serviu para que Agnelo Queiroz conversasse com a base governista. O governador queria reforçar o pedido de aprovação de projetos de interesse ao governo. Como dois projetos que serão discutidos na sessão desta terça.
Um deles é o projeto da reversão do terreno do estádio Mané Garrincha para o patrimônio da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e o outro trata do empréstimo de US$ 55 milhões ao governo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investir em obras de infraestrutura e saneamento nas regiões do DF.
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