sábado, 25 de dezembro de 2010

Posse de Dilma atrai visitantes e muda perfil do fim de ano no DF








Leandro Kleber - Especial para o Correio



Publicação: 25/12/2010 08:05 Atualização: 25/12/2010 00:11



As festividades de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, em 1º de janeiro, irão encher Brasília de visitantes, diferentemente do que tradicionalmente ocorre na virada de ano na capital. Com a presença garantida de cerca de 1,4 mil convidados para participar das solenidades de mudança de governo, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal já vislumbra movimentação extra. O sindicato do setor espera 100% de ocupação nos principais hotéis e aumento de 10% de vendas nos restaurantes. Além disso, salões de beleza e agências de aluguel de veículos e de roupas estão sendo procuradas. “Será um momento histórico. É a primeira vez que uma mulher alcança o posto máximo do Executivo. A cidade estará em festa”, acredita Jackeyline Reis, secretária adjunta de Turismo do DF.





Funcionária do Senado, Bernadete agendou salão para 1º de janeiro cedinho

Salete Soares, gerente comercial de uma das principais redes de hotel de Brasília, tem boas expectativas de movimento. Ela acredita que pelo menos 80% das vagas nos quatro estabelecimentos do grupo estarão ocupadas entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, graças exclusivamente à posse da presidente eleita. “Nos anos anteriores, a taxa de ocupação alcançou entre 20% e 30%. Agora, trabalhamos com o percentual de 80%, que, inclusive, pode aumentar. Praticamente todos os que fizeram diárias com a gente para esse período vêm a Brasília por causa da posse”, diz. Ao todo, a capital conta com cerca de 24 mil leitos, de acordo com o sindicato do setor.



Nos salões de beleza mais requintados, a agenda está cheia. A funcionária do Senado Maria Bernadete Vieira, por exemplo, vai participar da solenidade de posse da presidente no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. E, como não poderia deixar de ser diferente, irá ao salão de beleza na manhã de 1º de janeiro para se preparar. “A ideia é fazer uma maquiagem leve, porque o evento será de dia, e usar um vestido que suporte bem o calor”, diz. No salão onde Bernadete irá, outras sete pessoas, entre elas dois homens, marcarão presença.



Bernadete diz que neste ano vai caprichar mais do que em ocasiões semelhantes anteriores em que esteve. “Agora é um momento mais especial, com a presença de uma mulher na Presidência. Quando o presidente Lula tomou posse, em 2003, eu estava lá, mas agora é diferente”, diz. A procura nos salões de beleza também é citada por Maria do Rosário, dona de um salão na Asa Sul. “A agenda está lotada até o fim do ano. Muitas clientes nos dizem que irão para a posse da presidente eleita”, confirma.



Na principal rua de aluguel de roupas de Brasília, na Asa Norte, as pessoas também já estão procurando vestimentas adequadas para a posse. “Na última semana, cerca de 20 mulheres vieram até a loja atrás de vestidos longuetes e curtos, de cores mais escuras. Todas falaram que iriam para a festa da Dilma e eram daqui mesmo, de Brasília. Os visitantes já trazem seus trajes na mala”, explica Gilmara Simões, gerente de uma loja especializada em modelos femininos. Na loja, o aluguel dos vestidos varia entre R$ 250 e R$ 350. “Por enquanto, houve muita procura e nada de fechar negócio. Mas acreditamos que na semana que vem essas olhadas se concretizem”, diz.



Locadoras

A procura por veículos alugados também aumentou significativamente no fim deste ano, indicam duas das maiores agências do país, mesmo considerando que nas férias a demanda aumenta naturalmente. Ludmila de Moura Santana, agente de locação de uma delas, diz que até o fim do ano praticamente não há mais carros disponíveis. “Cerca de 60% das pessoas que alugam neste período são turistas visitando a cidade. O restante está alugando veículos sob a justificativa de que irão participar de solenidades de mudança de governo, principalmente militares da Marinha”, diz.





Gilmara Simões é responsável por uma loja de aluguel de roupas

Para Cristina Chaves, diretora de atendimento de outra agência, o crescimento de automóveis locados está relacionado à posse. “Creio que há uma relação direta com as solenidades. Não dá para ter total certeza, pois os clientes não informam os motivos pelos quais estão alugando um carro, mas, com a nossa experiência, observamos que eventos desse porte fazem a procura aumentar”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário