Deu em O Globo
Pimentel, o primeiro da cota pessoal de Dilma
Amigo da presidente eleita, ex-prefeito petista de Belo Horizonte deverá assumir o Ministério do Desenvolvimento
Regina Alvarez e Fábio Fabrini
Depois de ceder às indicações do presidente Lula para a área econômica e para o núcleo central de poder instalado no Palácio do Planalto, a presidente eleita Dilma Rousseff fez sua primeira escolha pessoal para o primeiro escalão do governo: decidiu levar para a Esplanada o amigo Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte.
O petista deverá assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Por enquanto, ele é o único integrante do PT mineiro com vaga garantida no Ministério, embora a pressão do diretório seja grande pelo retorno de Patrus Ananias ao comando do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa Bolsa Família.
Inicialmente, Dilma cogitou escolher um empresário para comandar o MDIC. Alguns foram sondados, mas não manifestaram interesse.
Pimentel, desgastado com o episódio do dossiê contra políticos tucanos, iria para uma estatal, mas, por ser o petista mais próximo da presidente eleita — são amigos desde os tempos de luta contra o regime militar, nos anos 1970 —, ele agora tem lugar assegurado no Ministério.
Economista e com larga experiência no Executivo, Pimentel tem o perfil técnico considerado por Dilma adequado para o MDIC, que pode ganhar projeção atuando junto com o Itamaraty na condução da política externa.
Entretanto, não é um ministério com grande orçamento e, a princípio, não se encaixaria no objetivo de Pimentel de ganhar visibilidade para concorrer ao governo de Minas Gerais, em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário