Grupos contra e a favor de Roriz se concentram em frente ao TSE
Luiz Calcagno
Publicação: 31/08/2010 18:51 Atualização: 31/08/2010 19:18
Pouco antes do horário previsto para o julgamento do registro da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao Palácio do Buriti, muitos manifestantes já se concentram em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria, cerca de 100 pessoas, é formada por eleitores do candidato. Uma minoria de dez pessoas, da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), protesta contra Roriz. O julgamento está marcado para as 19h.
Saiba mais...
TSE planeja julgar recurso do Joaquim Roriz nesta terça Por volta das 18h10 os seguranças do tribunal pediram para eleitores de Roriz para se afastarem da entrada do TSE. Em frente ao prédio há um extenso pátio em forma de L, por onde desse uma escada, na qual o grupo ocupa a parte de cima. O clima é de festa entre os eleitores, que gritam palavras de apoio à Roriz. Policiais militares fazem a segurança do local.
Início de confusão
Antes das 19h, começou o primeiro desentendimento entre eleitores do Roriz e a juventude do PT. Os petistas chegaram com a bandeira do partido e foram afastados da frente do TSE pelos rorizistas. A polícia interviu e conseguiu separar o grupo. Dois militantes, um de cada grupo, foram ameaçados de prisão por conta das agressões.
Os petistas estão embaixo da escada de acesso ao Tribunal e o clima após o cofronto é de tranquilidade. Um grupo da Polícia Militar toma conta dessa escada e os seguranças do TSE fazem um cordão de proteção em frente ao prédio.
Julgamento
O recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), que considerou Roriz inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, será relatado pelo ministro Arnaldo Versiani, voto declarado em outras situações a favor da aplicação imediata da regra de moralização das eleições. A tendência é de que a maioria no plenário mantenha o veto à participação do ex-governador nestas eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário