sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Clima das reuniões promovidas na casa de Déborah Guerner era tenso

Ricardo Taffner




Publicação: 19/11/2010 08:01 Atualização: 19/11/2010 13:24





Leonardo Bandarra estava sempre na casa da colega do MPDFT: visitas à meia-noite e conversas ao pé do ouvido

A residência da promotora de Justiça Déborah Guerner e do empresário Jorge Guerner, na QI 23 do Lago Sul, era ponto de encontro de diversas autoridades e empresários brasilienses. As câmeras de vídeos instaladas na casa e empregadas do casal flagraram visitas de mais de uma dezena de pessoas estranhas ao círculo familiar e pessoal dos proprietários. Os visitantes promoviam reuniões com os Guerner em horários e dias diversos, muitas delas em clima de tensão. O ex-procurador-geral de Justiça Leonardo Bandarra costumava frequentar o local por volta da meia-noite e era recebido na sala da propriedade, onde mantinha conversas ao pé do ouvido com a colega.



O casal e Bandarra são acusados de fazer parte de um suposto esquema de corrupção no governo de José Roberto Arruda (sem partido). Eles foram denunciados pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa de receberem R$ 1,6 milhão em troca de informações sigilosas do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), além de interferirem em procedimentos internos do órgão, em casos como o da coleta de lixo. Durval manteve uma relação próxima com o grupo e estabeleceu codinomes para tratar da suposta distribuição de propina. A residência do casal era chamada de “Igreja”, Deborah era a “Missionária” e o ex-secretário, o “Pastor”.



Entre os fiéis frequentadores, foram identificados os ex-governadores Arruda e Joaquim Roriz (PSC), o ex-secretário de Obras Márcio Machado (PSDB), os empresários Marcelo Carvalho, José Carlos Sotério e os irmãos Roberto e Renato Cortopassi, além dos servidores públicos Cláudia Marques e Wagner Macau. As visitas estão registradas em depoimentos e em gravações em áudio e vídeo, além de terem sido confirmadas pelas empregadas do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário