ELEIÇÕES 2010 - DISTRITO FEDERAL
Eleição tranquila
A votação do segundo turno das eleições aconteceu neste domingo (31) e mais de 1milhão de eleitores foram às urnas para a escolha do novo Presidente da República e do Governador do Distrito Federal. Pouco antes das 19h, com 100% das urnas apuradas, o ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PT) foi eleito o novo governador. O candidato obteve 66,10% dos votos contra 33,90% da adversária, Weslian Roriz (PSC). Do total de 1.834.135, Agnelo Queiroz recebeu 875.612 votos.
O dia na capital do País foi considerado bastante tranquilo. O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Mário Machado, informou durante coletiva no fim da tarde que as eleições no DF transcorreram em clima de absoluta paz, sem nenhum fato que comprometesse o processo.
Para que não houvesse nenhum problema, cerca de seis mil homens da Polícia Militar trabalharam arduamente durante as eleições. Segundo o vice-presidente, o balanço final das ocorrências policiais é de 10 pessoas detidas, sendo que seis foram presas em flagrante por crimes eleitorais. “Esse número de ocorrências pode ser considerado pequeno. Em alguns casos pode ter havido, em seguida, o relaxamento das prisões por se tratarem de infrações penais de menor potencial ofensivo”, concluiu.
Das 5.197 urnas distribuídas em 21 zonas, apenas 37 precisaram ser substituídas durante a votação. “Foi um número pequeno e algumas substituições foram feitas para agilizar o processo de votação”, afirmou o desembargador. Ele disse, ainda, que o domingo de segundo turno registrou maior número de abstenções. “Já esperávamos por isso, por conta do feriado prolongado”, enfatizou Machado.
Lixo
Ao contrário do primeiro turno, realizado no último 3 de outubro, havia pouco lixo espalhado pela maioria das Regiões Administrativas do Distrito Federal. Desde cedo, cerca de 1.200 homens do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) trabalharam para manter a limpeza da cidade. De acordo com o superintendente de operações do órgão, Expedito Apolinário, até às 21h deste domingo a cidade já estaria limpa.
Segundo Apolinário, Ceilândia e Núcleo Bandeirante foram as regiões com maior registro de sujeira pelas ruas. “ O Núcleo Bandeirante estava lotado de papéis, mas já conseguimos limpar tudo”, disse. De acordo com ele, Ceilândia é a região administrativa com o maior colégio eleitoral do DF e, consequentemente, com o maior número de eleitores. “Esse elevado número de votantes também ocasiona mais sujeira nas ruas”, detalhou.
Energia
A Companhia Energética de Brasília (CEB) também realizou atendimento especial neste domingo de eleição. Com intuito de evitar interrupções no fornecimento de energia, 27 equipes foram distribuídas por todo o DF, especialmente nos arredores do TRE e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo era impedir que houvessem problemas na apuração. Informações da Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário