quarta-feira, 25 de maio de 2011

Brasília e África vão ampliar comércio


Encontro de empresários brasileiros com representantes de 32 países africanos beneficiará novos investimentos

SUZANO ALMEIDA


salmeida@jornaldacomunidade.com.br Redação Jornal Coletivo

O governador do DF, Agnelo Queiroz, e o vice Filippelli participaram do encontro com os representantes de 32 países africanos
 
 
Foto: Dênio Simões


O governador do DF, Agnelo Queiroz, e o vice Filippelli participaram do encontro com os representantes de 32 países africanos

Uma iniciativa do Sistema Fibra reuniu, na manhã de hoje, em sua sede, empresários de Brasília e representantes de 32 países do continente africano para o 1° Encontro Empresarial Brasil-África. A iniciativa visa ampliar novas parcerias entre o continente irmão e a indústria local, que tem interesse tanto na importação quanto na exportação de produtos daquele continente. Participaram do encontro o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o vice Tadeu Filippelli.





O presidente da Fibra, Antônio Rocha, declarou a importância do comércio entre a África e o Brasil, iniciado no primeiro mandato do ex-presidente Lula, em 2003, que recebeu críticas daqueles que não acreditavam na potencialidade dos negócios com o continente mais pobre do mundo.





Segundo Rocha, o aumento nas exportações daquela região para o Brasil foram de 322% nos últimos oito anos, incluindo o índice de 36% na importação de petróleo bruto. As empresas brasileiras também puderam investir e retirar do continente-mãe os louros da parceria. Construtoras e exploradoras, como a Petrobras, levaram investimentos e transmitiram conhecimento técnico aos africanos. Mas o melhor, destacou o presidente da Fibra, foi que “não saíram de lá depois que concluíram seus projetos”. “O Brasil envia empresas à África que capacitam a população e acabam permanecendo lá”, contou Antônio Rocha.





Para atrair os empresários africanos a investirem no Distrito Federal foram apresentados os números do Produto Interno Bruto (PIB), o 8º maior do País, com R$ 7,8 bilhões para investimentos e destaque para as áreas de construção civil, tecnologia da informação, bioinformação e químico-farmacológicos.









Seminário ajuda a incrementar as relações







O governador Agnelo aprovou a iniciativa e compareceu ao evento. “É muito importante a aproximação do Brasil com a África. O Brasil ficou muito distante desse continente irmão, com quem temos vínculos tão importantes. Esse encontro empresarial entre os empresários da África e de Brasília ajudam a incrementar essas relações também no campo comercial, com a troca de experiências, a possibilidade de investimentos, mostrando as oportunidades aqui que, consequentemente, eles também farão o mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário