Candidatos ao GDF se preparam para enfrentar maratona no rádio e na TV
Natasha Dal Molin
natasha.dalmolin@jornaldebrasilia.com.br
Os principais candidatos ao Governo do Distrito Federal se enfrentarão ainda na primeira quinzena deste mês. O clima de campanha, que segue ameno, promete acirrar quando Joaquim Roriz (PSC), Agnelo Queiroz (PT), Toninho do PSol (PSol) e Eduardo Brandão (PV) se encontrarem nos debates políticos em emissoras de rádio e TV.
As equipes já participam de encontros com os organizadores dos debates para se informarem sobre as regras, tempo que será disponibilizado e os principais assuntos que entrarão na pauta. Os responsáveis pela comunicação e marketing dos candidatos ao governo se esmeram em treinamentos para que, sob os olhares atentos dos espectadores e diante dos principais adversários, os candidatos não façam feio. E mais: para que consigam abocanhar mais votos, não só por meio das propostas, mas na exposição do ponto fraco dos adversários.
Para o cientista político Danilo Silvestre, a melhor opção para conhecer o candidato é o horário eleitoral e o material de divulgação. Mas no que diz respeito às propostas, o debate político é o melhor para comparar os candidatos. "O debate político, se bem conduzido, pode trazer a campanha para um nível mais programático. No entanto, se não for bem orientado, pode transformar-se em um palco para acusações, deixando de lado o que deve ser discutido, que são as propostas".
O professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer, também aposta muito mais nos debates como definidores de rumos nas eleições. "O horário eleitoral gratuito é enfadonho e muita gente acaba desligando a televisão nessa hora". Apesar da elevada audiência dos debates, o especialista destaca a particularidade do eleitor brasiliense: "Aqui, ou a pessoa é Roriz, ou é anti-Roriz. Quem é a favor dele não vai mudar de ideia por causa do debate". Para Fleischer, o debate poderá atingir os indecisos, que nas pesquisas estão em número elevado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário