sábado, 7 de agosto de 2010

TRE já julgou 769 candidaturas


Ficaram para a próxima semana os julgamentos de pedido de registro de candidaturas importantes, como às dos candidatos ao GDF, Agnelo Queiroz (PT), ao Senado, Abadia (PSDB), e a deputado federal, Cristiano Araújo (PTB)

Tamanho da Fonte Redação Jornal da Comunidade



A ex-governadora Abadia corre o risco de ficar foraRenato Brill assegurou que Agnelo está liberadoApós a semana em que o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) teve todas as atenções voltadas para si, a Casa só volta à rotina de julgar os pedidos de registro de candidaturas na próxima terça-feira (10), na sessão ordinária, às 15h. Durante o mês de julho e agosto, o TRE decidiu fazer uma série de sessões extraordinárias para dar conta da demanda extra.





Até ontem, foram julgados 769 pedidos de registro de candidatura, o que é suficiente para o TRE considerar que está de acordo com o que determina em lei o calendário eleitoral. O tribunal tinha até o dia 5 de agosto, quinta-feira, para decidir sobre todos os pedidos “que se encontrassem em condição [de serem julgados]”, como afirma a matéria publicada no site do TRE.





Ainda segundo o tribunal, na pessoa do presidente do TRE, desembargador João Mariosi, “o número de julgamentos realizados é quase três vezes maior do que o número total de candidatos do estado de Sergipe”. Mariosi ainda deu como parâmetro de comparação os estados do Mato Grosso, que tem 463 candidatos, e de Goiás, que tem 817, para “dar uma medida do andamento dos trabalhos no âmbito da Justiça Eleitoral do DF”.





Ele relata ainda que a maioria dos candidatos do DF, no fim das contas, contribuiu para que houvesse um ritmo bom no processo, pois eles entregaram a documentação, em sua maior parte, de forma regular e organizada.







Adiados

Porém, uma série de candidaturas ainda precisam ser julgadas. Algumas delas merecem destaque, como a de Maria de Lourdes Abadia (PSDB, candidata ao Senado, e Cristiano Araújo (PTB), que disputa uma vaga de deputado federal. Os dois tiveram o registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público Eleitoral. Abadia teria sido julgada no dia 3, mas o tribunal decidiu dar à ex-governadora cinco dias corridos para que sua defesa apresentasse as alegações finais.





Agnelo Queiroz (PT) teve um pedido de impugnação feito pelo PTdoB, que faz parte da coligação de Roriz, alegando que há problemas com a prestação de contas de quando era ministro dos Esportes. O Tribunal de Contas da União já declarou que não há nenhum problema com qualquer prestação de contas dele, e o procurador eleitoral do DF, Renato Brill, também disse que nada pesa contra Agnelo. Portanto, o caso dele deve ser simples.





Para conseguir julgar os casos que estão faltando, o TRE decidiu fazer mais quatro sessões extraordinárias neste mês de agosto. Elas acontecerão nos dias 11, 16, 17 e 18. Porém, é possível que os casos que restam sejam processados antes do último dia. Segundo Mariosi, esses casos que ainda não foram julgados “são aqueles que não preencheram as condições em tempo hábil”.



Propaganda

O TRE informou ainda que até a quarta-feira havia recebido 958 denúncias de propaganda eleitoral irregular feitas por eleitores. “A metade delas envolve a colocação de faixas, placas e cartazes em vias públicas”, disse a juíza Eleitoral Vanessa Maria Trevisan. 90% das denúncias que o tribunal recebeu foram feitas pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário