Mais uma pesquisa essa semana confirma a tendência de crescimento da candidatura de Agnelo Queiroz (PT) ao governo do DF. Dessa vez foi o Ibope, que publicou os resultados do seu levantamento hoje. Agnelo e o candidato Joaquim Roriz (PSC) estão exatamente com a mesma intenção de voto, 36%.
O segundo colocado foi, novamente, Toninho do PSOL, que cravou 3%. Eduardo Brandão (PV) alcançou a quarta colocação ao atingir 1%. Todos os demais concorrentes – Frank Svenson (PCB), Rodrigo Dantas (PSTU), Ricardo Machado (PCO) e Newton Lins (PSL) – ficaram abaixo da marca de 1%. Os entrevistados que alegaram que votarão em branco ou anularão somaram 11%, enquanto 13% ainda estão indecisos.
Os números do levantamento do Ibope são consistentes com os dados que outros dois institutos, Datafolha e Soma, obtiveram em pesquisas realizadas também essa semana. Agora, as três mais recentes pesquisas publicadas apontam empate entre Roriz e Agnelo. Pelo Datafolha, Roriz está na frente com 41% enquanto Agnelo tem 35%. Como a margem de erro é de 4%, há empate técnico. Já pelo Exata, Agnelo marca 38,2% contra 35,4% do ex-governador. Com margem de erro de 2%, os números também configuram empate técnico.
As três pesquisas demonstram muito equilíbrio entre os dois principais adversários. Ao mesmo tempo em que Agnelo cresce, Roriz está estacionado.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com o número 28.039/2010. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada nos dias 24 a 26 de agosto. O Ibope entrevistou 1.610 eleitores.
Pesquisas
Os números das três pesquisas se referem aos levantamentos estimulados, onde os entrevistados recebem um cartão contendo os nomes dos candidatos disponíveis e escolhe um deles. Na espontânea, o entrevistado deve dizer seu voto de cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário