terça-feira, 17 de maio de 2011

Agnelo Queiroz visita estádios na Alemanha



 
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitou na manhã desta segunda-feira (16/05), em Berlim, na Alemanha, o Estádio Olímpico da capital, com capacidade para 77 mil lugares e uma referência internacional em edificações do gênero. O estádio, construído em 1933 e modernizado para a Copa do Mundo de 2006, possui uma cobertura parcial de 44 mil metros quadrados. “O estádio de Berlim é um bom exemplo porque tem dimensão um pouco maior que o de Brasília e uma estrutura com cobertura semelhante a que vamos utilizar”, avaliou Agnelo.




O Estádio Olímpico de Berlim também serviu como exemplo de uma arena multiuso. Anualmente, mais de 500 eventos são realizados no espaço. “O espaço se transformou em um grande centro de eventos e, embora seja ponto histórico, se modernizou de acordo com as exigências da Fifa e recebe mais de 500 eventos por ano. É, portanto, lucrativo e tem gestão tercerizada”, disse o governador do DF.



“O nosso objetivo é montar uma arena multiuso destinada a eventos culturais e shows. E a cobertura é parte importante para prevenir as chuvas em determinadas épocas do ano em Brasília”, acrescentou Agnelo Queiroz.



Durante a visita, Agnelo ressaltou ainda que o Estádio Nacional de Brasília terá, em uma primeira etapa, uma cobertura parcial, leve, moderna e mais barata. “O teto hoje é uma exigência da Fifa, por isso, em um segundo momento, o estádio receberá o fechamento total e retrátil que cobrirá o gramado”, disse o governador.



Teto retrátil



Em Frankfurt, Alemanha, por onde Agnelo passou com sua comitiva no domingo (15/05), o estádio visitado foi o Commerzbank Arena. Com capacidade para 45 mil torcedores e um dos mais modernos da Europa, o estádio é dotado de moderna tecnologia, entre as quais uma cobertura retrátil.



A idéia é que o Estádio Nacional de Brasília receba um equipamento semelhante. “Estamos conhecendo vários modelos de estádios para termos uma definição sobre a cobertura. O objetivo da visita foi conhecer o estádio e a aplicabilidade da cobertura ao Estádio de Brasília”, disse o governador.



O teto do Commerzbank Arena é formado por uma membrana em PVC flexível, autolimpante e que leva entre 15 e 20 minutos para cobrir totalmente o espaço. Além disso, possui tubos para drenar a água da chuva, cabines para 300 jornalistas, 83 camarotes e estacionamento para 1,7 mil carros no subsolo. Informações da Agência Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário