sábado, 7 de maio de 2011

Programa Bem Receber Copa Brasil dá início às atividades de 2011


Da redação em 06/05/2011 17:32:16



O programa Bem Receber Copa 2014, do Ministério do Turismo em parceria com a ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e outras entidades, dá início na próxima terça-feira (10/05), a partir das 9h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, as atividades de oferta dos cursos para 2011 que visa preparar os trabalhadores do setor de hospedagem do país. Eles entraram o ano comemorando os resultados de 2010, com 4.312 profissionais atendidos pelos cursos profissionalizantes, superando a meta estabelecida. Este ano foram abertas mais 12 mil vagas, com sucesso de procura: mais de 15 mil pessoas se inscreveram. A meta do programa é contar com 19 mil profissionais capacitados até 2012 para receber melhor os turistas para a os Jogos Olímpicos, Copa das Confederações e Copa do Mundo.



Os cursos, no ano passado, foram voltados a profissionais das 12 cidades-sede da Copa e agora em 2011, além desses lugares, contemplará mais 9 capitais (São Luiz, João Pessoa, Maceió, Vitória, Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Aracaju e Teresina) e ainda outras 12 cidades que são consideradas rotas do turismo para os jogos, totalizando 33 cidades atendidas. Já em 2012, todos os 65 destinos priorizados pelo Ministério do Turismo serão contemplados.



Com resultados bastante satisfatórios, o Bem Receber Copa será apresentado no Congresso “The International Conference on E-Learning in the Workplace” (Conferência internacional de e-learning no ambiente de trabalho), realizado em junho na Universidade de Columbia, em Nova York. A ideia é mostrar como o programa utilizou ferramentas, metodologias e estratégias eficazes para a capacitação do setor, justamente por meio da educação a distância no próprio local de trabalho.



Como funciona o Bem Receber Copa



A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH), coordenada por Silvone Assis, foi criada por meio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e será a interface para oferecer cursos gratuitos para a qualificação e requalificação dos trabalhadores da cadeia produtiva do setor de hospedagem, nas cinco áreas: recepcionista, gerências, governanta, capitão-porteiro e mensageiro. O desenvolvimento do curso foi realizado pelo Centro Educacional Tecnológico Brasileiro, uma instituição genuinamente brasiliense dirigida por Ciro Hasslocher, que prestou consultoria pedagógica para a produção do material didático, dos conteúdos e da formatação.



É por meio da EVMH que são implementados os cursos na modalidade de educação a distância, para ter a abrangência nacional e permitir que o aluno estude em seu próprio local de trabalho. Os hotéis, com funcionários inscritos, têm que disponibilizar uma sala com computador e internet, para facilitar o acesso e evitar a evasão, além de escolher um gestor, dentro de sua equipe, que irá acompanhar o andamento dos estudos.



“Todo o curso e material didático são gratuitos e oferece oficinas de trabalho coletivas, utilização de ferramentas digitais e impressas e mecanismos de avaliação de aprendizagem. Com duração de quatro meses, somando 200 horas/aula, a matriz curricular envolve módulos que abordam temas gerais como ética e cidadania, diversidade cultural, Brasil para o mundo e outros específicos a cada um dos cargos”, explica o coordenador da EVMH Silvone Assis.



Para Ciro Hasslocher, que dirige o Centro Educacional Tecnológico Brasileiro, o processo de ensino foi focado na necessidade do setor. Eles precisam entender, por exemplo, as particularidades dos turistas, sua cultura e hábitos para melhor atendê-los na estadia. “Cada módulo foi pensado de acordo com a realidade de cada profissional, tanto nas disciplinas comuns como nas específicas. Buscou-se uma linguagem acessível e assuntos que fossem intrínsecos à atividade de cada um. E a vantagem de centralizar a gerência dessa capacitação em uma escola para atender a todo o país é a uniformização das informações, o que cria um nível de excelência padrão”, explica.



Segundo Enrico Fermi, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o sucesso da Copa de 2006 realizada na Alemanha serviu de inspiração. O país investiu na preparação dos trabalhadores da hotelaria, dos restaurantes, transportes e dos demais lugares de visitação dos turistas. “A idéia é que cada profissional possa ser um ponto de atendimento ao visitante, seja ele estrangeiro ou de outros estados brasileiros. Assim, ele será bem atendimento e se sentirá à vontade para conhecer as belezas das cidades que serão palco para os jogos”, ressalta.



Para se matricular



Para efetuar a matrícula basta que o profissional preencha a ficha de inscrição e anexe cópias da carteira de identidade e do CPF, entregue ao seu gerente no local de trabalho que encaminhará sua matrícula à Central de Cursos pelo site www.evmh.com.br. É exigido que o trabalhador esteja empregado no ramo hoteleiro e ele receberá ao final do curso um certificado válido em todo o país.



Para saber mais



A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH) foi criada por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Associação Brasileira de Campismo (ABRACAMP), a Associação Brasileira de Resorts (ABR), dentre outras entidades representativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário