segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Crise entre Liliane Roriz e o PRTB


Câmara Legislativa, Partidos em 21/02/2011 às 12:27



Liliane, PRTB





Na legislatura passada, o ex-distrital Raimundo Ribeiro (PSDB) viveu uma crise com o partido pelo qual se elegeu, o PSL. A legenda brigava por mais espaço em seu gabinete, uma vez que Ribeiro era o único parlamentar eleito do PSL. E Ribeiro se recusava a abrigar mais correligionários em sua equipe. A briga foi parar no Tribunal Regional Eleitoral e na janela aberta para mudança de partido, Ribeiro trocou o PSL pelo PSDB. Situação semelhante se repete nesta legislatura. Os personagens desta vez são a distrital Liliane Roriz e seu partido, o PRTB. A direção da legenda exige que a deputada cumpra um artigo do estatuto que determina que 25% da verba indenizatória e dos cargos a que um parlamentar eleito tem direito devem ser entregues ao partido.



Liliane não pretende cumprir a exigência. Sua assessoria jurídica assegura que a determinação não é aceita pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mesmo assim, vive pressionada. Assim como Ribeiro no PSL, Liliane não tem uma história partidária com o PRTB. Mas agora está amarrada à legenda. Se sair, pode perder o mandato por infidelidade partidária. E ainda corre o risco de o PRTB abrir um processo de expulsão contra ela, com a alegação de não cumprir as diretrizes do partido - como já ameaça a direção. Em sua época, Raimundo Ribeiro se antecipou ao PSL e entrou com uma ação no TRE questionando as cobranças. Liliane ainda não decidiu o que fazer.



Um detalhe: o presidente regional do PRTB é Caio Donato, presidente da Associação dos Feirantes do Shopping Popular, preso em novembro do ano passado, sob a acusação de formação de quadrilha e corrupção por comercializar boxes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário