quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DISTRITO FEDERAL


Brasília, a capital digital

Da redação em 23/02/2011 18:22:34



Com o objetivo de implantar banda larga em todo o Distrito Federal, o governador Agnelo Queiroz e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, se reuniram na manhã desta quarta-feira (23/2). A ideia é transformar Brasília na primeira capital digital do país e da América Latina.



Um dos objetivos do plano é oferecer gratuitamente o serviço de internet sem fio em espaços públicos, como praças e parques da cidade. Dessa forma, espera-se democratizar o acesso à rede. Para a implantá-lo, redes de fibra óptica do governo federal deverão ser utilizadas, interligadas com cabos da Companhia Energética de Brasília (CEB), do Metrô-DF e da Universidade de Brasília (UnB).



Segundo Agnelo, o uso da internet facilitará o acesso da população aos serviços públicos, como Detran, marcação de consultas e matrículas na rede pública de ensino. Ele revelou, ainda, que o DF dispõe de R$ 27 milhões no Orçamento do Governo Federal para utilizar em projetos de banda larga. De acordo com o ministro Paulo Bernardo, o projeto piloto deverá ser implantado em uma cidade-satélite, como Samambaia ou Ceilândia, e depois ser estendido ao DF. Informações do Correio Braziliense



As ações deverão ser coordenadas pela Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. A previsão é que o projeto seja implantado em dois anos, e, assim, fortaleça a estrutura disponível na cidade para a Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário