Aumentos salariais e contratações vão ser revistos pelo Planejamento
Compartilhar:
Francisco Dutra
francisco.dutra@jornaldebrasilia.com.br
Aumentos salariais duvidosos na folha de pagamento do governo e contratações questionáveis de servidores chamaram a atenção da Secretaria de Planejamento. Em menos de 30 dias de governo, a pasta identificou fortes indícios de irregularidades nas administrações passadas do Distrito Federal no que diz respeito a gestão de pessoal.
O pente-fino ainda está em andamento, mas a Secretaria já identificou que houve concessão de reajustes sem que fosse levado em consideração o real impacto sobre o orçamento. Estes agrados podem ter colocado em risco o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O levantamento também apontou a possibilidade de que a máquina pública teria sido usada para contratações sem que se estivesse estabelecido o respectivo cargo dentro das secretarias. Um ato ilegal, segundo o Planejamento.
Segundo o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Flávio Testa, os indícios de uma nova farra na gestão de pessoal comprovam o processo de aparelhamento político da máquina pública. "Em Brasília, e em todos os governos, ainda vemos um forte clientelismo administrativo. Ironicamente o PT é mestre em fazer isso. Veja o Governo Federal, por exemplo? Quer um aparelhamento maior?", criticou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário