Em 2010, GDF gastou mais com transporte escolar do que com a educação em si
Francisco Dutra
francisco.dutra@jornaldebrasilia.com.br
Os gastos reais da máquina pública com transporte escolar foram maiores do que os investimentos gerais na rede pública de ensino no ano passado. Segundo o Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo), em 2010, a Secretaria de Educação do DF gastou R$ 49.033.691,88 somente com transporte de estudantes, enquanto o investimento geral na rede foi de apenas R$ 32.440.369,94.
Uma gestão que vai diretamente contra as determinações da CPI da Educação, finalizada pela Câmara Legislativa em meados de 2006. Na época, os distritais investigaram uma suposta farra de contratações de empresas de transporte pela Secretaria de Educação. Isso porque os gastos com transporte escolar eram bem superiores aos investimentos na construção de escolas, compra de material escolar e demais itens necessários para o aprendizado das crianças.
O texto do relatório final da CPI, que foi encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do DF, era claro: "Com a sugestão de que determine à Secretaria de Estado de Educação a implementação de atividades de planejamento educacional, de forma a impedir o crescimento descontrolado da necessidade de transporte escolar, com prioridade à implantação de unidades escolares próximas às comunidades".
Nenhum comentário:
Postar um comentário