segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Deputados divergem sobre composições das comissões permanentes








Publicação: 31/01/2011 08:58 Atualização:



As composições das comissões permanentes da Casa só deverão ocorrer na sessão de quarta-feira. Cada bloco indicará os representantes para as áreas de interesse. Só em um segundo momento ocorrerão as eleições internas para escolher os presidentes. As tratativas sobre como ficará a estrutura têm se intensificado nos últimos dias. Para os governistas, a reunião de Agnelo com a base na sexta-feira ajudou a modificar o cenário desenhado até então. Mas as conversas prometem ser intensas. No centro das atenções estão as duas comissões mais importantes da Casa, de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia Orçamento e Finanças (Ceof)



Cotado para ser líder do governo, Cláudio Abrantes (PPS) pode acabar ganhando a presidência da segunda. A área interessava a Wasny e pode ser trabalhada na troca de funções a fim de prestigiar o partido de Alírio Neto (PPS), que deixou a Câmara para assumir a Secretaria de Justiça e Cidadania. Para tanto, Abrantes terá de vencer a indicação de um nome do Grupo dos 14, que pode ser Eliana Pedrosa (DEM) ou Olair Francisco (PTdoB).



O comando da CCJ, por sua vez, pode ficar com o petista Chico Leite. O deputado se ressente de ter sido colocado de lado por Agnelo na formação do primeiro escalão. Ventilado para ocupar a Secretaria de Transparência, o desejo dele era chefiar a pasta da Justiça. Agora, o PT tenta colocá-lo na CCJ. No grupo dos 14, a vaga é almejada pelo bloco formado pelo PMDB, PTC e PSC. É desse grupo que deverá sair o corregedor. O responsável por investigar as suspeitas de desvio ético pode ser o policial civil Wellington Luiz (PSC). A primeira grande tarefa do corregedor será avaliar a situação de Benedito Domingos (PP), acusado de ter influenciado negócios do governo a favor de empresas do filho e neto.



Para a oposição, é prometida a presidência da Comissão de Ética. A deputada Celina Leão (PSC) é uma das apostas para a vaga. Washington Mesquita (PSDB) busca espaço na Educação e Saúde e o nome de Aylton Gomes (PR) é trabalhado para a de Segurança. Já para o bloco de Joe Valle (PSB) pode ir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário