sábado, 12 de fevereiro de 2011

DISTRITO FEDERAL


Entorno tem de exigir respeito

Da redação em 12/02/2011 11:12:32



Hélio Rocha, O Popular



Há tanto tempo colocado à margem das atenções, o conjunto de municípios goianos situados no Entorno do Distrito Federal precisa de uma mobilização para exigir respeito, atenção política e administrativa, pois é revoltante o desprezo que essa área sofre. Carências educacionais e de saúde e a violência crescente são problemas chocantes que o povo desses municípios não pode mais aceitar.



A responsabilidade pelos problemas do Entorno tem de ser corretamente compartilhada, envolvendo a esfera federal e os governos de Goiás e do DF. Sem omissões, sem indiferença. Os problemas que se tornaram crônicos e tão dramáticos, como o da segurança pública, perturbando os moradores dos municípios goianos circundantes de Brasília, já deveriam estar sendo também motivadores de iniciativas mais determinadas e vigorosas das prefeituras. Na verdade, isoladamente, alguns prefeitos se movimentam, geralmente procurando obter mais atenção do governo estadual. Alguns chegaram a oferecer ajuda para o melhor desempenho da segurança pública, que é competência estadual, cooperando com as delegacias de polícia em tudo que for possível. Mas isto é muito pouco, considerando-se a dimensão do problema.



Certamente chegou o momento de uma iniciativa mais concreta para reforçar a perspectiva de ações conjuntas, fortalecendo as possibilidades de cada um e criando o forte canal comum para dar vigor às demandas desses municípios. Esta iniciativa seria a criação de um fórum, que poderia ainda estar conectado a uma associação dos municípios. Em caráter sistemático, metódico e permanente, com as ferramentas adequadas para agir, o fórum dos municípios do Entorno exprimiria, com uma única e ampliada voz, as reivindicações dessa área de Goiás cujos problemas sociais se agravaram em escala sem paralelo nas demais regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário