terça-feira, 19 de abril de 2011

Conselho de Ética decide amanhã sobre depoimento de Durval Barbosa


Da redação em 18/04/2011 23:17:06



O Conselho de Ética da Câmara se reúne nessa terça-feira para votar o convite para depoimento do delator do esquema do mensalão do DEM no DF, Durval Barbosa, à comissão. O requerimento para ouvir Durval é do relator do caso Jaqueline Roriz (PMN-DF), deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que também vai apresentar nesta terça-feira seu plano de trabalho relativo ao processo contra a deputada. Jaqueline está sendo processada, por quebra de decoro parlamentar, por ter sido flagrada em vídeo recebendo R$ 50 mil de Durval Barbosa.



Na última quinta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa autorizou compartilhar informações do STF com o Conselho de Ética da Câmara , sobre o envolvimento da deputada Jaqueline Roriz em esquemas de corrupção. O inquérito já chegou ao conselho e está com o relator. A fita de vídeo na qual a deputada foi flagrada recebendo dinheiro de Durval deve chegar no próximo dia 25, porque está sendo periciada.



O prazo regimental, de 90 dias, para que o Conselho de Ética analise o processo contra Jaqueline termina no dia 21 de junho. Os advogados de Jaqueline insistem na tese de que o Conselho de Ética não tem legitimidade para processá-la, uma vez que o vídeo foi gravado em 2006, quando ela ainda não era deputada federal. Sampaio irá abordar a legitimidade do Conselho para julgar fatos pretéritos no mesmo relatório que tratará do mérito da denúncia. Informações de O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário