Eleição de Dilma soma-se a outros feitos de mulheres na política mundial
Publicação: 01/01/2011 08:43 Atualização: 01/01/2011 08:44
O feito de Dilma Rousseff, eleita a primeira presidente do Brasil nas últimas eleições, soma-se a alguns outros de mulheres que foram pioneiras na política mundial. Desde os primórdios, ainda na antiguidade, com a então rainha do Egito Cleópatra, passando pela escolha de primeiras-ministras e de chefes de Estado na Europa e na Ásia, até a eleição das primeiras representantes com cargos eletivos no governo brasileiro. Ao subir a rampa do Palácio do Planalto e receber a faixa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a petista entra de vez para a história.
Nas últimas eleições presidenciais, a presença de mulheres tornou-se uma constante. Da primeira candidata ao Planalto, a ex-senadora por Alagoas Heloísa Helena, em 2006, à campanha eleitoral de 2010, quando entre os três favoritos para vencer a votação, havia duas mulheres, a senadora pelo Acre e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ex-ministra-chefe da Casa Civil e vencedora, Dilma Rousseff.
No discurso logo após a divulgação do resultado das eleições, em 31 de outubro, Dilma fez questão de ressaltar a importância histórica daquele momento para as mulheres. Nas primeiras palavras à nação como presidente eleita, deu o seguinte recado: %u201CEu gostaria muito que os pais e as mães das meninas pudessem olhar hoje nos olhos delas e dizer %u2018sim, a mulher pode%u2019%u201D. O Correio mostra, nesta página, algumas das mulheres mais influentes na história da política brasileira e internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário