Mutirão do GDF contará com 3 mil agentes para revitalização das cidades
O governador Agnelo Queiroz (PT) se reuniu na manhã deste domingo (2) com todas as áreas referentes à limpeza e saneamento para discutir as diretrizes do projeto. O mutirão de limpeza será inaugurado oficialmente na segunda-feira (3) e contará com 3 mil homens de diversos órgãos para revitalização e limpeza da cidade.
A reunião aconteceu por volta das 10h00, no Palácio do Buriti. Estiveram presentes representantes da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, do Departamento de Estradas de Rodagem, Detran-DF, Caesb, além dos secretários de Obras, Meio Ambiente e Segurança Social.
Ao todo, 3 mil homens e 1150 máquinas oriundas dos diversos órgãos irão compor o grupo responsável pelas ações de limpeza, tapa-buracos, revitalização, implementação de sinalizações, desobstrução de bocas de lobo e podagens das áreas verdes do DF. Segundo o governador, essas ações terão um forte impacto pára a capital e as regiões administrativas. “O Ação-DF visa mudar o cenário de cidade abandonada e largada e resgatar a auto-estima do brasiliense", explicou Agnelo.
O calendário de ações está cheio. O Buraco do Tatu, que liga o Eixão Sul ao Eixão Norte, na região central de Brasília, foi o primeiro local a receber o mutirão da limpeza. O secretário de Obras, Luiz Pitiman, acompanhou a ação e revelou estar muito satisfeito com os resultados alcançados no local. De acordo com Pitiman, estava definido que seriam pintadas novas sinalizações na região, mas após a limpeza, constatou-se que não era necessário, já que após a limpeza tudo estava intacto. “Aprendemos que podemos economizar”, reforçou Pitiman.
A inauguração oficial do projeto acontecerá amanhã na sede da Novacap e, logo após a conferência do pessoal e dos equipamentos, a operação já terá início nas ruas de Vicente-Pires, onde as pistas serão reparadas.
O mutirão terá ações em todas as áreas do Distrito Federal e os agentes se revezarão em turnos, 24 horas por dia. O governador não revelou detalhes sobre o orçamento do projeto, mas a determinação é para que não se poupem esforços pra fazer o necessário para que a revitalização da cidade aconteça o mais rápido possível.
Saúde Pública
De acordo com o governador, as ações de limpeza vão de encontro com a questão de saúde pública, já que paralelamente será iniciado um projeto de proliferação da dengue.
Segundo Agnelo, Brasília quase zerou os números de contaminação da doença, entretanto, nos últimos dois anos houve um aumento alarmante de casos de dengue. Ainda de acordo com o governador, as cidades que irão exigir um maior esforço do governo são Gama e Ceilândia.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br com informações de Ana Paula Andreolla
Nenhum comentário:
Postar um comentário